Portal da Cidade Sumaré

Inclusão Social

II Semana Inclusiva do Bem começa nesta terça-feira (21)

Evento acontece entre os dias 21 e 28 de março no auditório da Faculdade Anhanguera com o tema Potencializando diversidades

Publicado em 20/03/2023 às 18:12
Atualizado em

Reprodução

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, realiza entre os dias 21 a 28 de março a 2ª Semana Inclusiva do Bem. O evento, que acontece no auditório do campus de Sumaré da Faculdade Anhanguera, tem o objetivo de reunir sociedade civil e Poder Público para discutir assuntos relacionados à inclusão, acessibilidade e diversidade.

O tema desta edição é "Potencializando Diversidades" e conta com uma programação composta por palestras e bate-papos que tratam da qualidade de vida de pessoas com deficiências e a inserção desse público em espaços diversos, como o profissional.

A Banda Soul Especial, formada por pessoas atendidas pela Associação Pestalozzi, abre o evento às 8h. Na sequência, a auxiliar docente Júlia Roder, ex-atendida pela Associação Pestalozzi, conta a sua experiência em sala de aula como profissional de educação, seguido pelo depoimento de Rosi Machado, mãe de João Machado, de 29 anos. Ela falará sobre a rotina do filho, portador de síndrome de down e colaborador de um supermercado do município.



Os alunos da Apae Sumaré também se apresentam no primeiro dia de evento com o espetáculo de dança "Alegria", que contará ainda com um bate-papo com Carlos Eduardo Pereira da Silva, o MC Tatá.



Com 36 anos de idade, Tatá, que é portador de síndrome de down, concilia o trabalho de 11 anos em uma transportadora da cidade com a atividade de influencer com mais de 280 mil seguidores no perfil @mccarlosoficial.

O encerramento será marcado pela apresentação de MC Tatá e da Banda Soul Especial.


Durante todos os dias do evento, escolas da rede municipal de ensino também desenvolverão atividades a partir do tema do evento. A "Semana Inclusiva do Bem" foi instituída pela Lei Municipal nº 6317/20. A data foi escolhida com base no Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março.

Cartão Bem Acessível

Durante o evento, a Secretaria de Cidadania orientará os participantes sobre o cartão Bem Acessível. Lançado em fevereiro, o documento é uma carteirinha de identificação para que pessoas com deficiência tenham atendimento prioritário em serviços públicos do município.

Além de foto do portador, nome, filiação, endereço, telefone, o documento contém, a identificação da deficiência ou transtorno do portador. O objetivo é garantir a atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados - em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Leia também

Prefeitura de Sumaré lança ‘Bem Acessível’, documento de identificação para PcDs

A segunda edição da "Semana Inclusiva do Bem" é realizada com os apoios do Fundo Social de Solidariedade, da Secretaria de Educação, do CMDPcD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), da Apae, da Associação Pestalozzi, da Nisfram, da Associação Criança Feliz e da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Sumaré.

Serviço

II Semana Inclusiva do Bem

Data: De 21 a 28 de março, a partir das 8h
Local: Auditório da Faculdade Anhanguera - Avenida Eugênia Biancalana Duarte, 501, Jardim Primavera

Entrada gratuita.

Fonte:

Deixe seu comentário