Portal da Cidade Sumaré

Alta temperatura

BRK alerta para onda de calor que coloca região Sudeste em estado de atenção

Concessionária destaca a importância do consumo consciente, ainda que as condições dos mananciais permaneçam adequadas no momento

Publicado em 26/04/2024 às 13:41
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Toda a região sudeste do Brasil, o que inclui o estado de São Paulo, se prepara para o que deve ser a quarta onda de calor que atingirá o Brasil em 2024. Esse fenômeno tem por característica o período prolongado (acima de 3 dias) com temperaturas máximas de até 5º graus centígrados acima da média para a época do ano. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, destaca que o clima atípico requer atenção e reforça a indicação para o uso responsável da água neste período.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma massa de ar quente e seco começa a ganhar força em áreas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil desde a quarta-feira (24). A previsão é que partir do domingo (28) as maiores máximas fiquem concentradas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Paraná.

“Assim como nas ondas de elevadas temperaturas anteriores, novamente a BRK se manterá atuante por meio de planejamento e execução de ações aplicáveis com o objetivo de manter estável o abastecimento de água para os sumareenses. Contudo, diante do novo quadro que se desenha, devemos manter atitudes voltadas ao consumo responsável. Assim, poderemos mais uma vez passar por esse novo período atípico para a região Sudeste”, afirma Viviane Moraes, gerente de operações da concessionária.

Entre as medidas indicadas pela gerente estão priorizar o uso da água para hidratação, preparação de alimentos e higiene pessoal, adiando outras atividades que consomem grandes volumes de água como a lavagem de carros ou de quintais.

Essas e outras ações de consumo consciente estão disponíveis no site da campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaagua.com.br) que a concessionária mantém ativo. Nele, também é possível verificar as condições dos mananciais que abastecem o município, com atualização semanal, e o volume de chuvas da cidade a cada mês.

O registro desta semana dos mananciais aponta para um cenário de normalidade, com o rio Atibaia operando com 1,65 metro de nível, enquanto o mínimo necessário é de 1,20 metro. A represa do Marcelo está com 92% de sua capacidade e o mínimo necessário é de 38%. Nas represas do Horto 1 e Horto 2 os sistemas estão com 98% e 84% da capacidade, respectivamente. Os mínimos necessários são de 64% e 62%.



Mesmo com menos chuvas, mananciais seguem em condições adequadas.



O quadro previsto de altas temperaturas se agrava com o atual clima seco, resultado do reduzido volume de chuvas que caíram sobre o município nos primeiros 20 dias de abril. Em Sumaré foram apenas 19 milímetros no período, repetindo o cenário registrado nos primeiros três meses do ano, quando foi registrado o menor volume pluviométrico desde 2014. De janeiro a março, choveu apenas 309 milímetros na cidade.

“O primeiro trimestre deste ano foi muito diferente do que tivemos em 2023, com bem menos chuvas. Ainda assim, nossos mananciais estão com o volume de captação dentro dos parâmetros esperados. A concessionária, contudo, mantém um trabalho constante de vigilância, que precisa ser reforçado pela proximidade do período de estiagem, que começa oficialmente em junho e se estenderá até setembro”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.

Em caso de dúvidas, a BRK mantém à disposição dos clientes o telefone 0800 771 0001, que atende 24 horas, e o WhatsApp (11) 9 9988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 14h.

Fonte:

Deixe seu comentário