Portal da Cidade Sumaré

Transformação social

BRK incentiva o cultivo de hortas comunitárias com a ação Agricultura Urbana

Ação foi realizada em Sumaré entre os dias 9 e 12 de abril e contou com aulas teóricas e práticas ministradas por um agricultor

Publicado em 23/04/2024 às 16:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, realizou de 9 a 12 de abril no município, a ação Agricultura Urbana, com o objetivo de estimular o plantio e o contato com produtos agrícolas a partir de hortas residenciais ou comunitárias. Esta iniciativa faz parte do cronograma de ações do Projeto Técnico Socioambiental (PTS) que a companhia executa na cidade e contou com 25 participantes da comunidade local.

A proposta da ação Agricultura Urbana é incentivar o consumo de produtos de qualidade nutricional e, assim, ajudar na melhora da saúde das pessoas envolvidas, diminuindo os custos no orçamento familiar e garantindo um processo sustentável.

“O saneamento é o ponto de partida da transformação social em uma comunidade e temos nos dedicado a entregar o nosso melhor. Mas, além dele, há muito mais que pode ser feito pela melhoria das condições de vida das pessoas. A BRK enxerga essas possibilidades e tem atuado de forma ativa como agente gerador de oportunidades, como no caso da ação relacionada à agricultura urbana”, destaca o gerente administrativo da concessionária, Bruno Luz.

Ao todo, foram realizados quatro encontros nas instalações do Instituto Saber Social, que fica no Parque Residencial Regina, na região do Nova Veneza, e possui um espaço para o cultivo de hortaliças, e é onde foram realizadas as atividades práticas. Cada um dos encontros teve três horas de duração e contou com duas aulas teóricas e duas aulas práticas ministradas pelo agricultor André Cerveny.

“Foi uma turma muito inspiradora e acho que eles gostaram bastante do conteúdo que passamos e das experiências que tivemos aqui. Acredito que ficaram inspirados para plantar mais em casa e até se organizar para plantar juntos uma horta comunitária. Então, faço uma avaliação muito positiva”, afirma o agricultor.

A avaliação de quem participou da atividade confirma a expectativa gerada no professor responsável pelas aulas. “Eu não tinha muito conhecimento sobre agricultura e plantas. Eu amei. Gostei e vou passar para meus amigos, parentes e colegas. E para todo mundo da escola”, destaca Sonia Martins dos Santos de Oliveira, que participou da ação.

Além do ensino, os participantes da ação Agricultura Urbana receberam um kit para levar para casa contendo equipamentos e insumos a serem empregados no início das atividades caseiras ou mesmo em hortas comunitárias, como sementes, terra própria para plantio e até mesmo uma composteira doméstica. A composteira é tida como uma solução sustentável, simples e barata para dar destino correto aos resíduos orgânicos da cozinha, que podem ser transformados em um poderoso adubo.

A estratégia de sustentabilidade e atuação social desenvolvida pela BRK faz parte de um esforço permanente para contribuição na transformação de comunidades mais eficientes.

Fonte:

Deixe seu comentário