Portal da Cidade Sumaré

Comunicado

Hortolândia inicia vacinação contra Dengue, nesta quarta-feira (17)

Imunização será realizada nas UBSs Amanda I, Campos Verdes e Figueiras, das 8h às 15h30, em diferentes dias da semana

Publicado em 17/04/2024 às 09:00
Atualizado em

A Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação contra a Dengue nesta quarta-feira (17). A imunização será, das 8h às 15h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda I, Campos Verdes e Figueiras. Cada unidade fará a vacinação em dias diferentes da semana. Nesta quarta-feira (17), haverá vacinação somente na UBS Campos Verdes (confira abaixo o cronograma de cada UBS). De acordo com a Secretaria de Saúde, Hortolândia recebeu 4.298 doses da vacina do governo do Estado.

O município aplicará a vacina para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde. A imunização será feita com duas doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de três meses. Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que a vacina será aplicada de acordo com algumas precauções determinadas pelo Ministério da Saúde. Crianças e adolescentes que tenham tomado recentemente alguma vacina atenuada deverão aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra a Dengue. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Caso a criança ou o adolescente tenha sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, como a de gripe ou a de COVID-19, o intervalo para poder receber a vacina contra a Dengue é de 24 horas.

Neste primeiro momento, a coordenadora salienta que a vacina será oferecida somente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em razão desse público ter sido o que apresentou maior número de internações registradas por causa da Dengue, de acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde.

A coordenadora ainda que ressalta que Hortolândia realizou capacitação e treinamento para as equipes de saúde, uma vez que a vacina contra a Dengue é nova e apresenta certas especificações técnicas.

Em paralelo ao início da vacinação contra a Dengue, a Prefeitura de Hortolândia continua a executar semanalmente ações de busca ativa e nebulização para eliminar o Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, Hortolândia registra neste ano 3.451 casos notificados de Dengue, dos quais 756 casos positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são 16 casos notificados, sendo um caso positivo. O município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika neste ano.

Confira os dias de vacinação contra a Dengue em Hortolândia:

– UBS Campos Verdes: segundas e quartas-feiras

– UBS Figueiras: terças-feiras

– UBS Amanda I: quintas e sextas-feiras

Fonte:

Deixe seu comentário