Portal da Cidade Sumaré

Imunização

Hortolândia realiza vacinação contra Dengue, neste sábado (27)

Vacinação será nas UBSs Amanda I, Campos Verdes e Rosolém, das 8h às 17h; senhas serão distribuídas até às 16h

Publicado em 24/04/2024 às 14:34
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Hortolândia tem registrado grande procura da população pela vacina contra a Dengue. Por esse motivo, a Prefeitura realiza vacinação contra a doença, neste sábado (27/04). A vacinação será feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Amanda I, Campos Verdes e Rosolém, das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde, haverá distribuição de senha até às 16h. Em Hortolândia a vacina contra a Dengue é somente para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O município iniciou a imunização contra a Dengue na quarta-feira passada (17/04). A cidade recebeu do governo do Estado 4.298 doses da vacina. O município já vacinou 411 pessoas. Neste sábado, também haverá vacinação contra a gripe, mas somente para os públicos-prioritários da campanha deste ano.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, destaca que o número de pessoas já vacinadas contra a Dengue na cidade está dentro da expectativa da pasta. “Em razão da boa procura pela vacina que temos observado durante a semana, vamos realizar a vacinação neste sábado. A ação é para que mais pessoas do público-alvo também possam receber a vacina”, explica a coordenadora.

Conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a Dengue é feita com duas doses. O intervalo da primeira dose para a segunda é de três meses. Neste sábado, em cada uma das UBSs haverá três salas para vacinação contra a Dengue e uma sala para vacinação contra a gripe.

Ainda segundo outra orientação do Ministério da Saúde, a coordenadora reforça que caso crianças e adolescentes que tenham recebido recentemente alguma vacina atenuada, somente poderão receber a vacina contra a Dengue neste sábado se tiverem cumprido o intervalo de 30 dias. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.

Se caso a criança ou o adolescente tenha sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, somente poderá tomar a vacina contra a Dengue neste sábado após o intervalo de 24 horas. São exemplos de vacinas inativadas as contra a gripe e a COVID-19, dentre outras.

Já caso a criança ou o adolescente, que não tenha recebido vacinas atenuadas ou inativadas recentemente, forem imunizadas contra a Dengue neste sábado deverão aguardar os intervalos citados acima para poder receber vacinas atenuadas ou inativadas.

PROCURA POR IDOSOS

A procura pela vacina contra a Dengue também tem sido grande por parte da população idosa. Porém, conforme a determinação do Ministério da Saúde, a coordenadora Ana Paula Fernandes reforça que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo federal, licenciou a aplicação da vacina no país em pessoas de 4 a 59 anos.

“Temos explicado para a população idosa que a fabricante da vacina ainda não realizou estudos clínicos sobre o uso da vacina em pessoas com idade abaixo de 4 anos e acima de 60 anos. Por isso que, por enquanto, a vacina não é aplicada em pessoas acima de 60 anos”, destaca a coordenadora.

CUIDADOS COM A DENGUE

A Secretaria de Saúde reforça para a população a importância de tomar os cuidados necessários contra a Dengue, e que não se deve menosprezar nem fazer pouco caso da doença, pois ela pode levar a óbito.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os principais sintomas da Dengue são febre abrupta, dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas pelo corpo. Por isso, caso a pessoa apresentar algum desses sintomas deve procurar a UBS mais próxima de onde mora ou de referência para receber atendimento e tratamento adequado e possibilitar que seja feita a notificação correta do caso.

Um dos principais riscos que a Dengue provoca é a desidratação. Em razão disso, Ana Paula Fernandes explica que o organismo fica frágil, e portanto, aumenta a possibilidade do quadro se tornar mais grave.

A coordenadora alerta ainda que, caso a pessoa apresente sintomas de Dengue, deve evitar a automedicação, ou seja, tomar remédios por conta própria. “Ao fazer a automedicação, a pessoa corre o risco de tomar remédios que contenham substâncias que possam piorar o seu quadro. Por isso é importante a pessoa buscar orientação e ajuda médica na UBS”, ressalta a coordenadora.

Fonte:

Deixe seu comentário