Portal da Cidade Sumaré

No divã com Mayara

A Importância do Foco e da Disciplina: O Papel Vital das Terapias

Todo mês trarei reflexões e pontuações cotidianas que tem o intuito de ampliar a compreensão das coisas e soluções para problemas cotidianos

Publicado em 28/02/2024 às 15:18
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Tenho uma pergunta importante para te fazer querido leitor: já notou que estamos indo para o terceiro mês do ano? E, agora, a próxima pergunta é mais importante ainda: Como está o andamento das suas metas que você fez no fim do ano passado? Se esta pergunta de alguma forma te fez sentir um alerta, opa! Este conteúdo de hoje é exatamente para você.

Quero trazer para você a reflexão sobre a importância de observar o que te distrai, e o que te trás foco!

Para alcançar os objetivos com sucesso, a necessidade do foco e da disciplina é incontestável. Manter a concentração e a consistência nas ações são fundamentais para o progresso pessoal e profissional, por menor que seja. Uma das formas mais eficazes de cultivar o foco é aqui. Te interessa? Então, vem comigo! 

Através do acompanhamento terapêutico, é possível identificar e superar obstáculos internos que podem prejudicar a capacidade de concentração. A terapia proporciona ferramentas e estratégias para melhorar a atenção e fortalecer a disciplina, te capacitando a enfrentar desafios com muito mais clareza e determinação.

Foco e determinação

O caso é que, muitas pessoas demoram a notar o furo no barco, e é este furo que coloca em risco afundar toda a embarcação. E nesta alusão, o barco é você! 

Quanto antes você consegue identificar o que te distrai e tira a sua capacidade de focar no que realmente importa para sua vida, maior a chance de reverter a situação, e evitar maiores problemas de saúde física e emocional. 

Inúmeros fatores podem minar este foco e disciplina, dificultando o seu progresso. Entre os principais inimigos da concentração tem a falta de organização, o excesso de distrações, o estresse e a ansiedade. Situações de conflito interno, autossabotagem e falta de motivação também desempenham um papel significativo na perda da disciplina. Reconhecer e abordar esses obstáculos é essencial para retomar o controle e restabelecer a direção na vida. Ainda incluo um ponto de atenção também ao excesso informacional, quando hoje está disponível um numero enorme de informações a um clique de distancia, sobre os mais variados assuntos, e mesmo tendo vários pontos positivos nisso, preciso alertar também sobre o quanto isso afeta na dispersão do foco.

Diante das complexidades que envolvem a manutenção do foco e da disciplina, buscar apoio na terapia pode ser o passo decisivo rumo à superação desses desafios que você almeja superar. Através do suporte oferecido pelos profissionais da saúde mental, é possível desenvolver habilidades que fortalecem a concentração e promovem a disciplina necessária para alcançar nossos objetivos com eficácia e equilíbrio. Não hesite em buscar auxílio terapêutico, pois cuidar da mente é essencial para conquistar a estabilidade emocional.



Faça terapia! Você merece.



Mayara Borges, condutora emocional
Mayara Borges, condutora emocional
(© Divulgação)



Reconhecer que você merece este tempo é o principal. Conte comigo nesta jornada!




Com carinho,

Mayara Borges

Condutora Emocional

@mayaraterapia

Fonte:

Deixe seu comentário