Portal da Cidade Sumaré

Acessibilidade

Curso de audiodescrição no audiovisual celebra os 20 anos do Cinema em Palavras

Serão ministrados dois cursos on-line em 2024 e as inscrições para as 30 vagas da primeira turma ocorrem entre os dias 27 de maio e 5 de junho

Publicado em 27/05/2024 às 11:36
Atualizado em

Oficina do curso (Foto: Divulgação)

Imagine assistir a um filme sem imagem e montar a cena por meio de palavras. A audiodescrição é um dos importantes recursos de acessibilidade para ampliar o entendimento de pessoas cegas e com baixa visão.

Para quem deseja conhecer a história, a forma e as possibilidades dessa ferramenta, a dica é participar do curso on-line e gratuito: Audiodescrição no audiovisual - a obra como metodologia: história e linguagem cinematográfica.

A formação contará com duas turmas on-line em 2024, com 30 participantes cada. As inscrições para a primeira turma serão de 27 de maio a 5 de junho, e as aulas ocorrerão de 21 de junho a 27 de setembro, às sextas-feiras, das 8h às 12h. A segunda turma terá inscrições e realização no segundo semestre. Para participar, acesse aqui.

Organizado por Produções Tortas, Contorno Filmes e Centro Cultural Louis Braille, o curso faz parte das ações comemorativas dos 20 anos do Ponto de Cultura “Cinema em Palavras”, realizado em Campinas, contemplado no primeiro edital de Pontos de Cultura do Governo Federal de 2004, sendo reconhecido pela sua atuação voltada à acessibilidade cultural na cidade de Campinas e seu pioneirismo em nível nacional no desenvolvimento da narração de obras cinematográficas para pessoas com deficiência visual.

Professora Bell Machado
Professora Bell Machado
(© Divulgação)

“É com muita alegria que abrimos as inscrições da formação de audiodescrição para o cinema, que é um desejo antigo da professora Bell Machado, coordenadora do Ponto de Cultura Cinema em Palavra na época de sua criação. Acreditamos que será uma oportunidade importante de articular novas pessoas interessadas pela audiodescrição e fomentar o desenvolvimento de profissionais na área”, comenta Paula Monterrey, coordenadora do projeto comemorativo dos 20 Anos do Cinema em Palavras

Saiba mais sobre o curso

A formação Audiodescrição no audiovisual - a obra como metodologia: história e linguagem cinematográfica foi aprovada no edital n° 10/FORMAÇÃO da Lei Paulo Gustavo da Secretaria da Cultura, da Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal.

O objetivo da iniciativa é promover a cultura do acesso no setor audiovisual por meio da formação de profissionais de audiodescrição, seja para a atuação nos roteiros ou consultoria, com ênfase no audiovisual, a partir de estudos e apropriação de linguagem cinematográfica.

O curso virtual conta com 60 horas de aulas síncronas (em tempo real) e 20 horas de estudos e atividades supervisionadas. Consiste em uma formação introdutória, com ênfase no audiovisual como uma das modalidades da audiodescrição (AD). As aulas serão ministradas por Bell Machado, professora, filósofa e pioneira da audiodescrição no Brasil e Rafael Braz, professor, psicanalista e audiodescritor consultor com deficiência visual.

Entre as metodologias de ensino aplicadas estarão leituras dirigidas, experiências de observação, sensibilização dos sentidos e exercícios de escrita de roteiros. Haverá emissão de certificados para as pessoas que cumprirem os requisitos da jornada formativa.

Segundo Bell Machado idealizadora do Cinema em Palavras e uma das professoras do curso, a acessibilidade é uma questão que ocupa diversas esferas. A técnica e a afetividade envolvem todo o processo da produção de um roteiro de audiodescrição de obras artísticas, desde a percepção do olhar até a busca das palavras para descrever o objeto olhado.

“Há muitas formas de se conhecer as imagens do cinema e a audiodescrição pode, num certo sentido, nos libertar das amarras do olhar, visto que ela amplia o repertório de imagens e proporciona o desenvolvimento de novas relações simbólicas, tão fundamentais para a autonomia da imaginação e para a fruição da arte cinematográfica”, destaca Bell.

Sobre os professores do curso:

Bell Machado é graduada em Filosofia e Mestre em Multimeios – Instituto de Artes / Unicamp, com dissertação: A parte invisível do olhar: audiodescrição no cinema: a constituição das imagens por meio das palavras - uma possibilidade de educação visual para a pessoa com deficiência visual no cinema. Roteirista e narradora de audiodescrição em cinema, teatro, dança, museus e turismo. Docente desde 2021 no curso de pós-graduação em audiodescrição da PUC Minas. Autora de diversos artigos publicados sobre audiodescrição no audiovisual.

Professores Bel Machado e Rafael Braz
Professores Bel Machado e Rafael Braz
(© Divulgação/Vivi Santanna)

Rafael Braz é psicólogo e audiodescrtor consultor. Psicanalista formado pelo Instituto Wilfred Bion e especialista em Neurociência pela Universidade La Salle. Pós-graduando na especialização em Audiodescrição da PUC Minas. É sócio na Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Desde 2016, atua na produção de audiodescrição para filmes, séries, teatro, dança, shows musicais e exposições museológicas. Ministra cursos e oficinas sobre audiodescrição e acessibilidade cultural e atitudinal. Já acessibilizou mais de 350 produções, compondo equipes com diferentes profissionais no Brasil e em Portugal. Dentre os diversos trabalhos em acessibilidade, destacam-se as produções de audiodescrição para curtas e longa-metragens para as edições de 2016, 2018, 2019, 2022 e 2023 do Festival de Cinema de Gramado.

SERVIÇO

Turma I

Inscrições: de 27 de maio a 5 de junho
Vagas: 30 vagas
Realização: 21 de junho a 27 de setembro
Aulas: sextas-feiras, das 8h às 12h
Informações com edital e formulário de inscrições: https://forms.gle/Br8xwE5YqnauP18WA

Fonte:

Deixe seu comentário