Portal da Cidade Sumaré

EMPREENDEDORISMO

Projeto que incentiva o empreendedorismo feminino foi concluído na última semana

Realizado pela BRK, ação chamada de Rodas Empreendedoras ofereceu oficinas para produção de cosméticos naturais a 20 estudantes de escola estadual

Publicado em 01/07/2024 às 20:03

(Foto: Divulgação)

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, concluiu, na última quinta-feira, dia 27, o projeto Rodas Empreendedoras. O objetivo da ação foi de fortalecer o protagonismo feminino, transformar vidas e incentivar o empreendedorismo, ampliando as oportunidades de geração de renda. Foram ministradas oficinas de capacitação para a produção de cosméticos naturais para 20 estudantes.

“Foi uma oportunidade para mostrar uma nova perspectiva de vida para essas estudantes. Elas não só aprenderam novas habilidades, mas também desenvolveram confiança e criatividade”, explica Thaís Cortina, gerente de sustentabilidade da BRK.

O programa foi dividido em quatro módulos, abordando temas como economia criativa, empreendedorismo e gestão, criação de produtos e design, além de estratégias de exposição, venda, troca e parcerias. Todas as participantes receberam kits contendo mais de 30 itens para colocar em prática o conhecimento adquirido nas oficinas e iniciar a produção artesanal de seus próprios produtos de higiene. As oficinas foram realizadas na Escola Estadual Marinalva Gimenes Colossal da Cunha, localizada no bairro Parque Jatobá.


Izilda Maria Costa, uma das instrutoras do projeto, enfatiza que o Rodas Empreendedoras vai além da capacitação, buscando também o empoderamento e o fortalecimento da autoestima de estudantes do ensino médio em situação vulnerável. “Além de oferecer uma oportunidade de renda, o projeto empodera as participantes, mostrando-lhes que são capazes de criar seus próprios produtos e alcançar a independência financeira”.

No último encontro foi realizada uma feira para a exposição e venda dos produtos artesanais feitos pelas estudantes durante as oficinas. Alunos, professores e funcionários da escola tiveram a oportunidade de conhecer e adquirir os itens.

“Eu amei a oportunidade, cada momento do projeto foi valioso, cada dúvida foi sanada, e podermos transformar isso em uma forma de renda foi uma experiência única, ainda mais se tratando de produtos naturais e artesanais. Não tem palavras para explicar a minha satisfação em ter participado desse projeto”, relata a estudante Melissa Vilela Silva.

“Ver a satisfação e o brilho nos olhos de cada uma delas, sentindo-se realizadas pelas vendas e pelo reconhecimento do seu trabalho, é algo verdadeiramente inspirador. Elas se dedicaram, colocaram amor em cada peça e agora colhem os frutos desse esforço. É uma alegria indescritível testemunhar essa jornada de crescimento e sucesso”, conclui a instrutora.

 

Fonte:

Deixe seu comentário