Portal da Cidade Sumaré

Capacitação

Palestra em Sumaré aborda enfrentamento ao trabalho infantil

Evento reuniu 70 profissionais da rede de serviços do município e destacou estratégias para combater o trabalho irregular de crianças e adolescentes

Publicado em 27/06/2024 às 15:29

(Foto: Divulgação)

A palestra “Infância é para brincar e estudar - Sumaré enfrentamento ao trabalho infantil” reuniu 70 profissionais da rede de serviços do município, atuantes nas áreas de assistência social, saúde e educação. O evento teve como objetivo discutir estratégias para combater o trabalho irregular de crianças e adolescentes.

Desenvolvido pela prefeitura de Sumaré, através da Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento aconteceu no  Anfiteatro do Centro de Esportes e Artes Unificados CEU, nesta quarta-feira (26)

A Dra. Taísa Magalhães, juíza do trabalho, foi uma das principais palestrantes. Ela destacou a importância do ensino integral e do incentivo à profissionalização de adolescentes como ferramentas eficazes no enfrentamento ao trabalho infantil.


Durante a palestra, foram apresentados os trabalhos de identificação e acompanhamento de crianças e adolescentes que trabalham nas ruas de Sumaré. Essas ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (SMIADS), em parceria com o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e a Casa de Acolhimento Resgatar.

O Programa Abrindo Portas demonstrou resultados positivos com adolescentes que estão sendo treinados para melhorar suas chances de acesso ao mercado de trabalho. Além disso, o Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos lançou um material informativo para o município, que pode ser acessado pela população através do deste link.

Todos esses programas são executados pela Secretaria de Inclusão, com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram citados casos de trabalho infantil em Sumaré, mais frequentes nos bairros Chácara Três Pontes e Vila Soma. Para denúncias, a população pode utilizar os canais disponibilizados pelo município, que reforça a importância de combater essa prática e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

O que fazer para denunciar o trabalho infantil?

Quando acontecer em comércios:

Quando acontecer nas ruas e outras áreas públicas:

SEAS: (19) 99691.6012 e (19) 2214.8574

  • 2ª à 6ª-feira: 8h00 às 22h00
  • Fins de semana e feriados: 9h00 às 13h00

Conselho Tutelar: (19) 99753.0737

  • 2ª à 6ª-feira: após às 22h00
  • Fins de semana e feriados: após às 13h00

Quando acontecer na família:

Conselho Tutelar: (19) 99753.0737

Disque 100









Fonte:

Deixe seu comentário