Portal da Cidade Sumaré

Imunização

Sumaré promove vacinação contra a dengue junto as crianças de 10 e 11 anos

A vacinação se inicia partir de segunda-feira (15) em todas as unidades de saúde do município; saiba mais

Publicado em 12/04/2024 às 09:55
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Sumaré promove a partir da próxima segunda (15) a vacinação contra a dengue em Sumaré. Inicialmente, as doses serão aplicadas em crianças de 10 e 11 anos.

A vacinação acontece em todas as unidades de saúde do município (exceção da USF Viel). O horário de vacinação será das 8h00 às 15h30.

Segundo especialistas, a vacina QDENGA, que passa a ser distribuída para aplicação por meio do Serviço Único de Saúde (SUS), tem indicação de duas doses, com um intervalo de três meses entre uma dose e outra. No caso de quem já teve dengue, o ideal é aguardar seis meses para ser vacinado.

A vacina só é contraindicada para pessoas que tiveram reação de hipersensibilidade em doses anteriores e para aqueles com imunodeficiência primária, secundária ou adquirida, como HIV, quimioterapia, corticoide em alta dose etc.

A aplicação da vacina é por dose subcutânea. Os efeitos colaterais são raros, mas, eventualmente, a pessoa pode apresentar dor de cabeça e cansaço físico. No caso das crianças, também pode ocorrer irritabilidade, sonolência, perda de apetite e febre. Tais sintomas costumam passar em até três dias após receber a dose da vacina.

A vacina da dengue não protege contra outras arboviroses, como zika, Chikungunya e febre amarela. Por isso, o mais apropriado para todos os públicos é estar sempre com a carteirinha de vacinação atualizada. Também é importante destacar que a vacina da dengue não deve ser ministrada em conjunto com outras vacinas.

Sumaré

Sumaré intensificou as ações de combate à dengue em todo o Município. As equipes de Controle de Vetores ampliaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar criadouros.

Além disso, a equipe de Controle da Dengue da Prefeitura de Sumaré também realiza o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156 e a visita casa a casa para orientação, bloqueio e controle de criadouros.

Esse trabalho de bloqueio é importante para interromper a transmissão da dengue. Porém, é ainda mais importante a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam, retomando todo o ciclo.

Até o momento, Sumaré registrou 4.058 notificações de casos de dengue. Desse total, 1.524 casos são positivos e 250 estão sendo investigados.

A equipe de saúde pede para que os pais e responsáveis levem as crianças para receberem a vacina.

Fonte:

Deixe seu comentário