Portal da Cidade Sumaré

Mutirão

Plantão de Vacinação Contra Gripe neste sábado na UBS 7, em Nova Odessa

Haverá em conjunto vacinação contra o Covid-19 e a dengue; o posto abrirá das 7h00 às 17h00 dia no Jd. Nossa Senhora de Fátima

Publicado em 12/04/2024 às 10:01
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Nova Odessa vai aproveitar o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (causada pelo vírus Influenza) deste sábado (13/04), na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, para promover um plantão de vacinação contra a Covid-19 (coronavírus), e também contra a dengue (neste caso, apenas para crianças de 10 e 11 anos por enquanto). Ainda vai ter avaliação bucal gratuita.

O “Posto de Saúde” que abre neste sábado, das 7h às 17h, para atender a moradores de toda a cidade fica na Rua Alexandre Bassora, nº 833-651, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Todas as campanhas de vacinação continuam também de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, nas sete UBSs de Nova Odessa.

No caso da vacina contra a gripe comum, já podem se imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, gestantes, puérperas, pessoas com deficiências permanentes, professores do Ensino Básico, profissionais da Saúde, das forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, caminhoneiros e trabalhadores de Transporte Coletivo.

No caso da dengue, podem ser vacinar todas as crianças de 10 e 11 anos da cidade, desde que não tenham tido dengue nos últimos seis meses. O público-alvo desta primeira etapa é estimado em cerca de 1.800 crianças, mas a cidade só recebeu 1.079 doses inicialmente, e aguarda o restante ser enviado pelo Ministério da Saúde. Nova Odessa foi uma das primeiras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a aplicar a nova vacina, no início da tarde de quarta-feira.

“Promover a conscientização sobre a importância da imunização contra a dengue entre as crianças e pré-adolescentes é essencial para garantir que eles estejam protegidos e para combater a propagação da doença em suas comunidades”, disse a secretária Adriana Welsch.

SAÚDE BUCAL

Por fim, a UBS do Nossa Senhora de Fátima também vai promover neste sábado uma ação da equipe de Saúde Bucal voltada para quem passar pelo local. Dentistas da Rede Municipal de Saúde vão realizar avaliações de risco para câncer bucal nos pacientes de todas as idades. O atendimento acontece no mesmo horário do “Dia D” das vacinações.

“Peço que todos que estão nos grupos prioritários se vacinem contra essas doenças. Nova Odessa deu exemplo de organização na vacinação contra a Covid, e agora foi a primeira cidade da região a vacinar as crianças contra a dengue. Mas precisamos aumentar os percentuais de vacinação contra todas as doenças, só assim vamos proteger toda a nossa comunidade contra várias dessas doenças, que são evitáveis”, pediu o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

Fonte:

Deixe seu comentário