Portal da Cidade Sumaré

Prevenção importante

Hortolândia inicia vacinação em dose única contra HPV

Prefeitura segue orientação preconizada pelo Ministério da Saúde e governo do Estado; vacina está disponível nas UBSs da cidade

Publicado em 11/04/2024 às 10:57

(Foto: Divulgação)

Atenção, famílias e responsáveis! Tem novidade importante para a saúde de crianças e adolescentes. A Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação em dose única contra o HPV para esses dois públicos.

A imunização é realizada nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. O município adere à orientação preconizada pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Estado.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que o objetivo é possibilitar que um maior número de crianças e adolescentes possam ser imunizados contra o HPV. Anteriormente, a vacinação era feita com duas doses.

Ainda segundo a coordenadora, o Ministério da Saúde decidiu recomendar a nova medida com base em estudos internacionais que comprovaram a eficiência da imunização em dose única.

A dose única é disponibilizada para crianças de 9 a 14 anos. “Iremos também ofertar a dose única para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV”, salienta Ana Paula.

O HPV, sigla em inglês que significa Papilomavírus Humano, provoca Câncer de colo de útero nas mulheres. É importante que meninos também recebam a vacina porque o HPV pode provocar câncer no órgão genital, na região do ânus e na orofaringe (parte da garganta que fica no fundo da boca). A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Vacinação.

Fonte:

Deixe seu comentário