Portal da Cidade Sumaré

Iniciativa do Dalben

Alesp e Unicamp criam comissão com o objetivo de acelerar investimentos na Saúde

A pedido do deputado Dirceu Dalben, foi criada comissão com o objetivo de intermediar e acelerar investimentos na saúde

Publicado em 09/04/2024 às 09:24
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Atendendo à sugestão do deputado estadual Dirceu Dalben, foi criada uma comissão de deputados estaduais e representantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com o objetivo de intermediar e acelerar investimentos na Saúde junto ao Governo do Estado. A iniciativa foi definida durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (08) na Reitoria da universidade.

Participaram do encontro o reitor da Unicamp, Profº e Dr. José Antonio Meirelles, a vice-reitora Profª e Dra. Maria Luiza Moretti, e o diretor executivo da Área da Saúde, Profº Dr. Oswaldo Grassiotto. Também estiveram presentes, além de Dalben – que é membro da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) –, os deputados estaduais membros da Comissão de Saúde da Alesp, Bruna Furlan e Oseias de Madureira, entre outros parlamentares da região e parceiros da Unicamp.

“Vamos trabalhar para aumentar os recursos em benefício da Unicamp. Nosso mandato entende a importância das unidades administradas pela universidade para a Saúde da região e todo o Estado, e estaremos sempre prontos para apoiar e contribuir com a instituição”, ressaltou o deputado.

“Sugiro que a gente saia daqui hoje com uma comissão formada, para tratar deste e outros assuntos de interesse da Unicamp e da sociedade junto ao Governo do Estado”, propôs Dalben. “Precisamos sair dos discursos, das promessas, e resolver a questão de leitos, dos atendimentos de urgência e emergência, que muitas vezes acabam sobrecarregando o HC (Hospital das Clínicas). Isso é fundamental para que o hospital possa focar naquilo para o qual foi idealizado: os atendimentos de alta complexidade, como cirurgias, tratamentos oncológicos, e também ser um hospital de ensino, de formação de profissionais de alta qualificação técnica”, completou.

O reitor agradeceu ao deputado pela sugestão. “Talvez o que esteja faltando é essa comissão mesmo, esse empurrãozinho, então eu gostaria de agradecer a proposta. Se acharem conveniente, nós poderemos estar junto com vocês (deputados estaduais). É uma solução que interessa à nossa instituição, interessa a toda a região de Campinas e pode ajudar muito a vencermos os gargalos. Muito obrigado, deputado”, comentou Meirelles. A sugestão de Dalben foi acatada por todos os parlamentares presentes.

Hospital regional

Dentre as soluções defendidas por Dalben para ampliar os atendimentos em Saúde na região está a construção de um novo complexo hospitalar, em parceria com a Unicamp, com capacidade para 400 leitos.

Para a construção da unidade, a Unicamp já se colocou à disposição para ceder ao Estado uma área de 40 mil metros quadrados, que faz parte da Fazenda Argentina, integrando o futuro hospital ao complexo do seu Hospital de Clínicas (HC).

Segundo a universidade, os atendimentos de emergência e de média complexidade seriam realizados no novo hospital e a alta complexidade ficaria concentrada no HC.

“Deputado Dalben é um grande batalhador pelo Hospital Regional. De tantos amigos que a gente já conversou, provavelmente é aquele com quem nós conversamos mais tempo, de uma maneira mais aprofundada sobre as iniciativas de organização da assistência regional, do Hospital Regional, mas passando por Sumaré... Tudo isso tem sido o Deputado Dalben, e o Luiz Dalben (prefeito de Sumaré) também, tem sido um conselheiro importante”, afirmou o diretor executivo da Área da Saúde, Dr. Oswaldo Grassiotto.

“A Saúde é prioridade do nosso mandato. Sou muito grato a Deus por poder contribuir com essa área tão sensível e importante para a população e reafirmo meu compromisso de trabalhar para que a Unicamp continue sendo referência nas áreas de saúde, ensino, ciência e pesquisa em toda nossa região, estado e país”, finalizou o deputado.

Fonte:

Deixe seu comentário