Portal da Cidade Sumaré

Gestão pública

Em Hortolândia, Padilha conhece projetos do Consimares e inaugura obra viária

O Ministro chefe das Relações Institucionais da Presidência iniciará a agenda as 8h30 e, ainda no período da manhã, inaugurará um complexo viário

Publicado em 24/03/2023 às 08:30
Atualizado em

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (Foto: Reprodução TV Globo)

Agenda do ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República começa às 8h30, no Espaço Blue Eventos, com encontro de prefeitos da RMC para apresentação de ações integradas na gestão de resíduos sólidos.

O ministro-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, estará em Hortolândia, neste sábado (25/03), para conhecer os principais projetos do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) para gestão, descarte correto e reaproveitamento dos detritos urbanos. O encontro com os prefeitos será a partir das 8h30, no Espaço Blue Eventos, localizado na Rua Werner Habig, 175, Chácaras Luzitana.

O Consimares é formado por sete municípios (Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), com população estimada em 1 milhão de habitantes, que produzem pelo menos 650 toneladas de resíduos por dia.

Além da criação da rede de cooperativas de reciclagem, com geração de trabalho e renda para catadores, fazem parte do pacote de ações do Consimares:

  • a usina móvel de reaproveitamento de entulhos da construção civil;
  • o plano piloto de compostagem (que transformará resíduos orgânicos em adubo);
  • além da Central de Tratamento de Resíduos com tecnologia capaz de produzir energia a partir de rejeitos.

Às 11h, Padilha acompanhará a inauguração do complexo viário com mais de 5 km de extensão construído pela Prefeitura de Hortolândia.

Fonte:

Deixe seu comentário