Portal da Cidade Sumaré

Atenção à mulher

Projeto garante assistência psicológica a mulheres mastectomizadas em Sumaré

Presidente da Câmara Municipal, vereador Hélio Silva, é autor da propositura, que será votada em plenário nesta terça-feira

Publicado em 22/04/2024 às 10:15
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Os vereadores de Sumaré votam, na sessão desta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 22/2024, que dispõe sobre a assistência psicológica às mulheres mastectomizadas no município. A proposta, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hélio Silva (Cidadania), visa à prevenção e à redução das sequelas decorrentes do processo cirúrgico de retirada parcial ou total das mamas dessas pacientes.

A sessão em que será discutido o projeto terá início às 10h, no plenário da Câmara, e contará com transmissão ao vivo, pelo canal da Casa no YouTube.

De acordo com a propositura, a assistência psicológica será realizada de acordo com a avaliação clínica de cada paciente, cabendo aos profissionais de saúde especializados que as acompanham definirem qual a técnica de intervenção será aplicada, bem como o número de sessões a serem ministradas.

O direito previsto se aplica a todas as mulheres que receberem laudo médico para cirurgia de mastectomia em unidade pública de saúde, com ou sem esvaziamento axilar.

Hélio Silva
Vereador Hélio Silva (Cidadania), Presidente da Câmara de Sumaré
(© Divulgação)

Segundo o presidente Hélio, “a mastectomia, mesmo sendo uma mediação temida e que, por ser parte do recurso terapêutico, interfere no estado físico, emocional e social, sucedendo na mutilação de uma região do corpo, ainda é uma das intervenções em que a maior parte das mulheres com câncer é submetida. Assim, a assistência psicológica às mulheres mastectomizadas é fundamental para ajudá-las a enfrentar os desafios emocionais que surgem ao longo dessa jornada. O objetivo deste projeto de lei é promover a adaptação, o bem-estar emocional e a qualidade de vida após a cirurgia”, explica o parlamentar.

Ainda conforme o texto do projeto, caso se torne lei, caberá ao Poder Executivo municipal regulamentá-lo em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação, em até 60 dias.

Sessão ordinária

Ainda na 12ª sessão ordinária, será votado o PL nº 9/2024, do vereador Willian Souza (PT), que dispõe sobre a concessão de preferência para agendamento de consultas na rede municipal de saúde de Sumaré para pais, familiares, responsáveis e/ou acompanhantes de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com Síndrome de Down.

E retornam à pauta, após pedido de vista, dois projetos de lei, sendo eles o PL nº 77/2024, de autoria do vereador André da Farmácia (MDB), que denomina a praça do Jardim Nova Terra de Manoel Claudino de Vasconcelos e o PL nº 78/2024, do vereador Valdir de Oliveira (Republicanos), que denomina o Ginásio de Esportes (de cima) do Centro Esportivo Vereador José Pereira de "Ginásio Professor José Henrique de Oliveira”.

Fonte:

Deixe seu comentário