Portal da Cidade Sumaré

Cultura rural

3ª edição do “Café na Roça” é neste sábado (15) em Hortolândia

Evento da Prefeitura, aberto ao público, acontecerá na antiga fazenda da família Gazzeta, no Jd. Terras de Santo Antonio

Publicado em 14/06/2024 às 08:42
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Você gosta de despertar ao som do cantar do galo, de ouvir música sertaneja, de curtir a vida e outras expressões culturais do Brasil rural? Então, este convite é endereçado a você! A Prefeitura de Hortolândia promoverá, neste sábado (15/06), a partir das 5h, a 3ª edição do “Café na Roça”.

Como nas edições anteriores, o evento acontecerá na antiga fazenda da família Gazzetta, hoje Parque Socioambiental Antônio Gazzetta, situado na Rua Pedrina Oliveira da Cunha, 275, no Jardim Terras de Santo Antônio.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, idealizadora da ação, a ideia é proporcionar à comunidade a experiência de vivenciar um típico café na roça, ao som de música sertaneja. A programação do evento prevê apresentações musicais de artistas indicados pela Secretaria de Cultura. A experiência gastronômica, no agradável ambiente do parque e em tradicional atmosfera caipira é totalmente gratuita.

Nos últimos meses, a Secretaria de Meio Ambiente transformou o ambiente do parque no mais agradável possível para abrigar o evento. A fazenda passou por reformas e ganhou novas decoração e estruturas, dentre elas uma cobertura no terreirão, para recepcionar os participantes.

Parque Socioambiental Antônio Gazzetta

Com uma área de mais de 50.000 m², a antiga fazenda da família Gazzetta, onde hoje está situado o Parque Socioambiental Antônio Gazzetta, conta com mata ciliar e nascente que abastece o lago central, além de espaços históricos, como a sede e a Capela Santo Antônio. Ao adquirir a fazenda, a Prefeitura revitalizou os imóveis e realizou trabalhos de pintura, manutenção elétrica, jardinagem, troca de telhados, restauração de pisos e construção de um novo espaço de convivência. Entre os objetivos das intervenções está o de transformar o local em um novo cartão postal da cidade.

A casa principal da antiga fazenda abriga o Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável responsável pelas atividades de educação ambiental e pelo serviço de poda e corte de árvores no município. O Departamento do Verde é também o que coordena as atividades do Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos, onde são cultivadas espécies para a arborização urbana e a jardinagem dos parques e prédios públicos.

Fonte:

Deixe seu comentário