Portal da Cidade Sumaré

Sessão ordinária

Câmara congratula Tarcísio pela aprovação das escolas cívico-militares no Estado

Moção apresentada pelo vereador Silvio Coltro foi aprovada com 14 votos favoráveis durante sessão ordinária desta terça-feira

Publicado em 29/05/2024 às 09:19
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou uma moção de congratulação e aplausos ao governador Tarcísio de Freitas e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) pela aprovação do projeto de lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar no estado.

A moção nº 49/2024, de autoria do vereador Silvio Coltro (PRTB), foi aprovada com 14 votos favoráveis durante a 17ª sessão ordinária do ano, realizada na manhã desta terça-feira (28).

No documento, Silvio Coltro destaca que a iniciativa de criação das escolas cívico-militares "visa promover valores como disciplina, responsabilidade, civismo e cidadania entre os alunos da rede pública de ensino, bem como fortalecer o respeito à hierarquia, o espírito de equipe e a ordem".

"O Programa Escola Cívico-Militar tem como objetivo melhorar os índices educacionais através de um modelo de gestão compartilhada entre educadores e militares, focando na melhoria da infraestrutura das escolas, na formação continuada de professores e no acompanhamento pedagógico dos alunos", pontua o parlamentar.

Silvio Coltro
Silvio Coltro (PRTB), vereador de Sumaré
(© Divulgação)

O vereador pediu que cópias da moção sejam enviadas ao governador Tarcísio e ao Presidente da Alesp, deputado André do Prado, "como forma de reconhecimento pelo comprometimento com a educação e com o futuro dos jovens paulistas".

Moções

Outras cinco moções de congratulação foram aprovadas na sessão ordinária dessa semana. O vereador Rai do Paraíso (Republicanos) foi o autor de três delas, em congratulação ao 1º Torneio Misto Univôlei Sumaré, à Feijoada do Buteco do Baldavia e à Costela Fogo de Chão. Já o vereador Valdir de Oliveira (Republicanos) apresentou moção de congratulação a Kauany Bercelino da Silva, "única mulher churrasqueira de Sumaré e Região", e a Daniel Joaquim da Silva, "um dos mais antigos garçons de Sumaré".

De autoria do vereador Toninho Mineiro (Mobiliza), foi aprovada pela Mesa Diretora a moção de pesar pelo falecimento do guarda civil municipal Paulo Gonçalves.

Ordem do Dia

Os quatro itens que estavam previstos na Ordem do Dia saíram da pauta e não foram votados. O PL nº56/2023, de autoria do vereador Rai do Paraíso, que dispõe sobre a obrigatoriedade da aquisição de livros em formato braile, audiolivros e outros meios, saiu de votação por apresentação de substitutivo. Uma emenda ao projeto, apresentada pelo vereador Lucas Agostinho (União Brasil), também saiu da pauta pelo mesmo motivo.

Outros dois projetos, ambos de autoria do vereador Tião Correa (PSDB), receberam pedido de vista e também não foram votados: PL nº 67/2024, que autoriza a Prefeitura a criar Programa de Cursos de Primeiros Socorros para proprietários e funcionários de restaurantes em Sumaré; e PL nº 84/2024, que institui o mês de orientação, conscientização, prevenção e combate à Nomofobia no âmbito do Município de Sumaré.

Fonte:

Deixe seu comentário