Portal da Cidade Sumaré

Nova estação

BRK conclui 1ª etapa de concretagem das estruturas da nova ETE Tijuco Preto

Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar diretamente 93 mil moradores de 54 bairros das regiões da Área Cura, Matão e parte de Nova Veneza

Publicado em 15/06/2024 às 14:35
Atualizado em

Tomada aérea da nova estação Tijuco Preto (Foto: Divulgação)

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Sumaré, finalizou nesta sexta-feira (14) a primeira etapa das obras de concretagem de estruturas físicas na área da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijuco Preto. A intervenção faz parte de um amplo projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário que vai ampliar o atendimento e beneficiar diretamente 93 mil moradores de 54 bairros das regiões da Área Cura, Matão e parte de Nova Veneza.

A primeira fase de concretagem consumiu um volume total de 260 metros cúbicos de concreto, que foram empregados nas estacas da fundação das estruturas do tratamento preliminar, dos prédios dos sopradores, administrativo e tratamento de lodo, cabine de energia e portaria.

Em paralelo à concretagem da nova ETE, ocorre a primeira fase das obras de implantação de interceptores, ou seja, das tubulações responsáveis por coletar o esgoto das redes públicas e conduzir o efluente dos imóveis das áreas atendidas até a ETE para ser devidamente tratado. A instalação da tubulação já atingiu 25% do total previsto para a primeira etapa, com mais de 680 metros de rede implantada.

“Iniciamos mais uma importante etapa da implantação da nova ETE Tijuco Preto. A concretagem da fundação é a base para posteriormente construirmos as edificações que vão compor parte das estruturas responsáveis pelo tratamento do esgoto. Dentro de mais algum tempo essa estrutura ganhará forma e conseguiremos visualizar com mais precisão como a planta ficará”, explica Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.

Concretagem da ETE Tijuco Preto
Concretagem da ETE Tijuco Preto
(© Divulgação)

Na próxima etapa da obra da ETE Tijuco Preto terá continuidade o processo de concretagem da fundação, incluindo baldrames, pilares e as vigas de cobertura e lajes.

ETE Tijuco Preto terá a moderna tecnologia NEREDA®

A nova ETE Tijuco Preto terá capacidade para tratar 230 litros de esgoto por segundo e está sendo construída em um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados no Parque Residencial Pavan. Ao todo, a obra receberá um investimento estimado em R$ 80 milhões e a previsão de conclusão é para 2026.

A nova estação contará com a tecnologia NEREDA®, uma das mais eficientes da atualidade no mundo. O sistema foi desenvolvido na Holanda e realiza o tratamento terciário com o emprego de reatores biológicos para o processo. Entre suas várias vantagens estão a necessidade de uma área reduzida para a implantação, o baixo consumo energético e a redução da geração de odores.

Acompanhe a evolução das obras

O andamento das obras da ETE Tijuco Preto pode ser acompanhado pelas redes sociais da concessionária e no site “Sumaré Por Um Novo Amanhã”, desenvolvido exclusivamente para apontar as ações voltadas à melhoria do saneamento no município. Nele estão reunidas informações sobre as principais ações da companhia.

Fonte:

Deixe seu comentário