Portal da Cidade Sumaré

integração social

Centros de TEA promovem Festa Junina para referenciados em Sumaré

A festa reunião referendados e famílias dos Centros de Transtorno do Espectro Autista

Publicado em 29/06/2024 às 08:41

(Foto: Divulgação)

Os referenciados nos Centros de Transtorno do Espectro Autista participaram nesta semana de uma grande Festa Junina. Muita música, alegria, diversão e comida boa tomaram conta do dia, ofertando uma atividade fora do ambiente de atendimento e promovendo a integração social.

Os Centros de Transtorno do Espectro Autista foram entregues em 2023, ampliando os atendimentos humanizados dos TEAs na cidade. Os Centros ficam dentro dos Centros da Criança do Município e são uma parceria do Fundo Social de Solidariedade com Secretaria de Saúde.

Eles recebem crianças de 0 a 17 anos e 11 meses, encaminhadas pelas unidades básicas de saúde para avaliação, diagnóstico e acolhimento. Os pacientes fazem o primeiro atendimento na unidade e, após testes e suspeita de TEA, são encaminhados para acompanhamento. Os novos espaços ampliaram ainda mais os atendimentos, que já são ofertados em Sumaré pelas entidades parcerias APAE e Pestalozzi.


O diagnóstico é clínico e realizado através da observação com base nos sinais e sintomas específicos. Também são avaliados sintomas comórbidos, história do desenvolvimento neuropsicomotor e anormalidades, antecedentes gestacionais e neonatais, comorbidades, comportamento de sono e alimentar, história familiar, aplicação de escalas, relato de professores e cuidadores. Além disso, há observação direta e entrevista com a criança. Em alguns casos, a avaliação é multiprofissional.

Essas crianças recebem acompanhamento e assistência e, a partir dos 4 anos, são encaminhadas para terapias específicas, como fonodiaulogia, terapia ocupacional, psicologia e pedagogia. Outras abordagens devem ser orientadas de acordo com cada caso individual. O tempo e quantidade de terapia será definido por cada profissional.

“Entregamos os Centros da Criança em 2018 para o atendimento pediátrico humanizado e direcionado. Os Centros de TEA são serviços que visam a ampliação do atendimento ofertado, oferecendo auxílio e assistência adequada e humanizada para cada caso, de maneira digna e com muito cuidado e atenção”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

“Trabalhamos com muito cuidado e carinho para atender nossos moradores de maneira direcionada e sempre de maneira humanizada. Inauguramos os Centros da Criança no início da gestão e, desde então, ampliamos os serviços, ofertando cada vez mais atendimento específico e com muito amor, como nossos pequenos merecem. É esse o objetivo dos Centros de TEA, que somaram aos trabalhos realizados pelas nossas grandes parceiras APAE e Pestalozzi, oferecendo uma assistência especializada para nossas crianças”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta nos primeiros anos de vida por comportamentos que incluem: dificuldades na interação social/comunicação e presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos.

O Centro da Criança da Área Cura fica na rua Livino Pedroso do Amaral, 288, Parque Bandeirantes. A unidade do centro fica na Avenida 3M, 50, centro. 

Fonte:

Deixe seu comentário