Portal da Cidade Sumaré

Gastronomia de bar

Concurso 'Comida di Buteco' terá 45 bares participantes na região de Campinas

Concurso, que elege o melhor boteco da cidade com base em diversos requisitos, ocorre entre os dias 7 e 30 de abril; petiscos a R$ 30,00

Publicado em 22/03/2023 às 14:09
Atualizado em

Divulgação (Foto: Dreilson Medeiros)

As atrações da 13ª edição do "Comida di Buteco" Campinas (SP) foram apresentadas nesta quarta-feira (22). Segundo a organização, o evento deste ano terá recorde de 45 bares participantes e o tema definido foi "ervas e especiarias".

Os participantes vão oferecer os pratos com receitas especiais entre os dias 7 e 30 de abril.

Para eleger o melhor boteco da metrópole, a competição conta com pratos pelo preço fixo de R$ 30. Os estabelecimentos serão avaliados pelo petisco, qualidade do atendimento, higiene do local e temperatura das bebidas servidas. Veja a lista baixo.



A eleição é feita com base nos votos do público e do corpo de jurados, que conta com gastrônomos, jornalistas e butequeiros de carteirinha.



O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias, 10% cada. O voto do público vale 50% do peso total e o dos jurados os outros 50%.




Assim como no ano passado, os vencedores de cada cidade disputarão entre si pelo título de melhor boteco nacional, que será divulgado em junho.



Campinas tem campeão nacional

Na edição nacional do ano passado, um bar de Campinas foi eleito o melhor do país. O Bar do Braz se tornou o segundo da cidade a vencer a competição.


O petisco que levou a melhor na final com os 21 campeões regionais é o "Calabresa Atrevida", bolinho de calabresa com ricota e queijo prato, acompanhado de geleia de pimenta.

Lista de botecos e petiscos participantes em 2023:

Bar da Árvore - Burata Butequeira - Burata de queijo ao azeite com carne loka no pão francês.

Bar do Baú - Festa na Bodega - Carne louca com alho poró servida na torrada de pão francês. Acompanha batata bolinha na conserva.

Bar do Braz - Bolinho Afrodisíaco - Bolinho de arroz com parmesão recheado com queijo mussarela e gorgonzola. Acompanha cachaça de jambú e pimenta dedo de moça em conserva.

Bar do Cação - Brisa do Mar - Porção de mini camarões empanados com especiarias e queijo muçarela.

Bar do Carioca - Batata Psicodélica - Batata no corte boca de anjo recheada com fatias de lombo canadense, lombo condimentado e salsichão com picles, gratinada com muçarela, catupiry, queijo tipo gouda, parmesão e gorgonzola. Acompanha brócolis ao molho branco e bacon.

Bar do Chicão - Frango Atropelado - Lanche boca de anjo de frango desfiado, milho, azeitona, catupiry, queijo prato, rúcula e tomate.

Bar do Fumagally - Croquete @bibelisa - Croquetes de pernil servidos com maionese de rúcula e gengibre.

Bar do Juninho - Lombo Li - Lombo agridoce com abacaxi, mostarda dijon, mel e queijo gratinado, acompanhado de farofa crocante de banana da terra.

Bar do Léo - Coração da Mamãe Lídia - Coração de boi picadinho, acompanhado de mandioca e peixinho em folha empanado e frito.

Bar do Mingo - Sapore Supremo - Lanche boquinha de anjo com recheio de calabresa, picles, muçarela, cream chesse, rúcula, cheiro verde, cryspy de alho poró, vinagrete de cebola roxa e maionese de cebola caramelizada.

Bar do Português - Sabores do Além-mar - Lanche de ceviche de bacalhau com azeitonas pretas, colorau, salsinha e tomate. Acompanha geleia de pimenta.

Bar do Saulo - Pitaio - Bolinho de massa de mandioquinha recheado com bacalhau, palmito, azeitona chilena, salsinha e noz moscada. Acompanha molho de pimenta com chimichurri e dois doces de bar, paçoca e doce de abóbora.

Bar do Soares - Frangola - Bolinho de frango com queijo gorgonzola com alho poró (sem massa) acompanhado de maionese de salsão.

Bar do Vô Mirão - Língua do Loco - Língua defumada ao molho.

Bar Dona Flor - Diferentão - Ragu de pernil suíno acompanhado de molho de iogurte com hortelã levemente apimentado.

Bar Lumen Christ - Almôndegas da Mama - Almôndegas de frango com curry ao molho napolitano.

Bar Preste Atenção - Frotinha - Lanche boquinha de anjo recheado com carne seca, provolone, queijo prato, cebola caramelizada, tomate e Catupiry.

Bar Santa Genebra - Pé de Galo - Mini coxas de frango empanadas e acompanhadas de molho de manjericão.

Bar Seo Cuba - Trem Bom - Quatro espetos (bovino, suíno, frango e vegetais) acompanhados de cebola e pão de alho à moda Seo Cuba.

Bar Tom Zé - LaraRib - Escondidinho de mandioca com açafrão da terra e costela defumada servido na casca de laranja. Acompanha brusquetas com geleia de pimenta e cachaça de mel.

Boteco do Pezão - X-Delícia - Lanche de pernil fatiado com tomate, alface e provolone com molho tapenade de azeitonas e salsinha e pimenta dedo de moça.

Boteco Nhá Barbina - Nhô Bento - Lanche boquinha de anjo de linguiça com ervas (orégano, manjericão e salsa), queijo meia cura, azeitona preta, alface e tomate.

Boteco Sem Frescura - Frescura da Terra - Bolinho de massa de banana da terra recheado com linguiça e queijo.

Botequim de Barão - Mestre Linguiça - Bolinho de linguiça de pernil caipira com mussarela servido com molho de ervas finas e uma cachaça de amburana.

Botequim do San - Degustasan - Porção de mix de coxinhas de costelinha barbecue, frango com requeijão e brócolis com cream cheese. Acompanha manteiga de ervas e molho de iogurte.

Botequim Pedro II - Trio Botequim - Mix de croquetes: jiló com linguiça e gorgonzola, berinjela com ricota e tomate e mandioca com costela e requeijão.

Cultura de Bar - Bolinho Caprichosa - Bolinhos de batata doce recheados com pernil, bacon, mix de ervas e brócolis.

Dom Dama Bar - Rolha de Porco - Croqueta de carne suína, recheada com queijo cremoso. Acompanha molho de pimenta.

Edu Bar de Minas - Minas em Campinas - Iscas de lombo de porco empanadas ao molho de tomate cobertos com muçarela. Acompanha batata rústica, molho de pimenta e maionese.

Eskina Bar - Raspa de Tacho - Fraldinha ao molho de ervas, polenta ao açafrão com molho de tomates frescos, quiabo grelhado e jiló frito. Acompanha torradas e cachaça artesanal de cravo e canela.

Espaço In Bar Petiscaria - Arretado - Bolinho de baião de dois recheado com carne seca, bacon, calabresa e queijo coalho. Acompanha molho lambão e molho surpresa.

Estação Aquidabã - Trenzinho - Croquetes de costela com queijo gorgonzola servidos com geleia de pimenta.

Estação Campineira - Toca do Cupim - Cupim preparado ao alecrim, purê de mandioca com açafrão, queijo coalho e manteiga de garrafa, gratinado com queijo muçarela.

Loshibar - LOSHIOLONI - Bolinho com massa de batata recheado com alho poró, palmito, muçarela. Acompanha molho quatro queijos e molho de rúcula.

Malagueta Bar - Pastéis Trio Malagueta com molho campanha de Jambu - Trio de pastéis cremosos: bobó de camarão, frango cremoso com catupiry e tomilho limão e palmito com alho poró . Acompanha molho campanha de jambu.

Ponto 1 Bar - Os Três Porquinhos - Três maneiras de comer a carne suína: costelinha defumada, pulled pork e linguiça. Acompanha molho de laranja, molho barbecue de goiaba e mandioca cozida na manteiga.

Quiosque da Horta - Barco Viking - Barquetes recheadas com pernil, calabresa e bacon moído servidas com três tipos de acompanhamento: berinjela com champignon, compota de cebola roxa e vinagrete de maçã verde.

Rei do Joelho - Costelão do Rei - Pastel de costela com queijo meia cura. Acompanha vinagrete com hortelã e molho de alho com alecrim.

Rota 378 - Croquete La Gaúcha - Croquete de costela acompanhado de molho de pimenta.

Santo Espeto - Quadradinho de Oito - Ragu de cupim, quadradinhos de mandioca e crocante de banana.

Seo Bar - Porco loko - Joelho de porco desfiado regado na cachaça, assado e defumado no bafo. Acompanha torradas temperadas com azeite e orégano e o molho de pimenta agridoce caseiro.

Seo Bartô Petiscaria - Seo PernilPoró - Bolinho de alho poró e mandioca recheado de pernil com provolone.

Seo Porqueta - The King of Pork - Sandy&Junior - Pizza com massa de linguiça Duroc, molho de tomate rústico, muçarela, rúcula, panceta crispy e pimenta biquinho. Acompanhamentos: pãozinho com patê de alho, torresmo pururuca, limão cravo, barbecue de whisky e chumichurri caseiro.

Seo Roma Bar e Restaurante - Palmiritos - Palmito recheado e enrolado com presunto e muçarela , empanado na farinha panko e finalizado no Doritos.

Villa Maria Bar & Grill - Mineirinho da Vila - Pão de queijo mineiro recheado com costela bovina defumada na lenha de laranjeira e requeijão cremoso.

Fonte:

Deixe seu comentário