Portal da Cidade Sumaré

História da cidade

1ª Exposição de Entidades de Sumaré acontece no Shopping ParkCity

Acervo fotográfico e documental sobre as entidades sumareenses será exposto no Shopping ParkCity Sumaré; as peças pertencem à Fundação Pró-Memória

Publicado em 16/03/2023 às 17:54
Atualizado em

Reprodução

O Shopping ParkCity Sumaré, em parceria com a Fundação Pró-Memória, realizará uma exposição sobre as entidades de Sumaré, contendo fotos e documentos que fazem parte do acervo da instituição. Esta será a primeira mostra destes materiais no qual foram selecionadas oito entidades. A abertura da exposição será no próximo dia 17, às 10h.

O objetivo da ação é homenagear algumas entidades que fazem parte da história da cidade, bem como proporcionar uma oportunidade para que todos possam conhecer mais sobre a história e a cultura de Sumaré por meio destes documentos.

A ideia é promover outras exposições, uma vez que são muitas entidades e associações do Município que fazem um trabalho exemplar no atendimento à população.

Nesta primeira exposição, estarão participando a APAE de Sumaré, que foi criada em 1973, a partir da iniciativa do pai de um excepcional. A entidade iniciou seus atendimentos com quatro crianças e a Nisfram, que trabalha com projetos socioeducativos elaborados para promover uma melhor qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e cidadania com atividades educacionais, culturais, artísticas, esportivas, de lazer e de formação profissional.

Também terá seu acervo exposto a Sociedade Amigos de Nova Veneza (Sanova), fundada em 1964; a Associação Pestalozzi de Sumaré que atua no atendimento de pessoas com deficiência severa desde 1987; a Sociedade Amigos da Biblioteca (Sabms), formada por moradores da região com o objetivo de promover o aprimoramento e o desenvolvimento da Biblioteca Municipal, seu entrosamento com a comunidade e impulsionar o desenvolvimento cultural da coletividade; o Instituto de Promoção do Menor de Sumaré, que oferece qualificada formação técnico profissional à adolescentes.

Completam a exposição a história do Grupo Espírita Wadih Abrahão Filho, criado em 1976 por Rui Carlos Álvares Scanavini, Valentim Roque Demartini e José Benjamim Rizzo e o acervo da Associação Pró-Memória de Sumaré, fundada em 2004 e que conta com um acervo de mais de 250 mil documentos de diversas fontes relacionadas à história da cidade que compreende vários gêneros documentais, entre CDs. DVDs, livros manuscritos, fotos e discos de vinil, entre outros registros digitalizados.


“O Shopping ParkCity Sumaré tem a honra de receber essa exposição como uma forma de apoiar e valorizar as iniciativas das entidades, além de promover o engajamento e a participação de toda a comunidade em projetos e atividades locais que apoiam estas entidades”, diz Guilherme Quinteiro, Gerente Geral do Shopping ParkCity Sumaré.



A Exposição de Entidades de Sumaré ficará no empreendimento até o dia 16 de abril.



“A parceria do Grupo AD e o Shopping ParkCity Sumaré com a Associação Pró-Memória é de grande relevância e fundamental, tendo em vista o trabalho social desenvolvido pela entidade e a sua importância para o município”, completa Leila Dada, Coordenadora de Administração Geral do Grupo AD Shopping.

Fonte:

Deixe seu comentário