Após o aumento de casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP — vírussH5N1) identificados em diversos países da América do Sul, a prefeitura de Sumaré, sempre alerta às doenças de altas transmissões, novamente se antecipa e prepara um plano de ações visando impedir a chegada da gripe aviária em Sumaré e tranquilizar a população.
Em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 17, entre prefeito Luiz Dalben, deputado Dirceu Dalben, presidente do Fundo Social, Mara Dalben, e representantes das secretarias municipais, novas medidas de prevenção e sanitárias foram definidas, mesmo o vírus estando em outro continente.
A exemplo do trabalho de prevenção realizado contra o coronavírus, Sumaré foi pioneiro e um Comitê de Prevenção da Gripe Aviária foi criado para estudar e acompanhar a doença e as ações necessárias para barrar o vírus. Não há necessidade de preocupação, porém, desde a pandemia do coronavírus, a determinação é que os Comitês Permanentes de Saúde estejam atentos à pandemias, epidemias, surtos e demais doenças infecciosas e transmissíveis. Além disso, todo o trabalho de acompanhamento de doenças de qualquer tipo, seja dengue, gripes comuns, entre outras, são periódicas e passam por avaliação constante.
Devido a esse monitoramento contínuo, após a identificação do vírus H5N1 em continentes vizinhos, as equipes decidiram iniciar a discussão sobre a doença e já implantar soluções, pensando em tranquilizar e orientar a população. A Secretaria de Saúde fará uma busca ativa e orientações junto aos produtores rurais. E os profissionais da Saúde já estão sendo treinados para qualquer atendimento necessário.
“Trabalhamos visando a prevenção e barrar o vírus no país. Não existe motivo para pânico, Sumaré mais uma vez está a frente e trabalhando para se antecipar e estar preparada para qualquer problema, cuidando da nossa população, orientando e estando preparados para qualquer eventualidade. Mais uma vez, assim como durante o coronavírus, a cidade é a primeira a já elaborar um plano de ações, o objetivo é sempre estar à frente dos problemas e colocar em prática as soluções que protegem nossos moradores. É importante a discussão entre as cidades, uma vez que para o vírus não existem fronteiras, e Sumaré dá o start nesse processo importante de busca de soluções conjuntas”, disse o deputado Dirceu Dalben.