Portal da Cidade Sumaré

Saúde é preocupação

RMC cobra a construção do Hospital Regional Metropolitano para a população

Dados da Unicamp mostram necessidade de Hospital Metropolitano, avaliam prefeitos em encontro promovido pela Infratech na última sexta-feira (17)

Publicado em 20/03/2023 às 23:41
Atualizado em

Levantamento foi apresentado aos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas; 90% da demanda da rede hospitalar da RRAS15 tem origem nos municípios da região de saúde da RMC (Foto: Unicamp)

A apresentação de estudos e conceitos na área da saúde, desenvolvidos pela Unicamp, embasam a necessidade de um Hospital Metropolitano para atender aos municípios da região de Campinas. A questão foi abordada nesta sexta-feira (17), durante o evento da Infratech – Gestão Pública e Inteligente, programa que tem como objetivo capacitar os agentes públicos para o gerenciamento de dados. O evento foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), no Royal Palm Hall.

A construção do hospital regional metropolitano é defendida pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC e pelos prefeitos. O novo hospital, conforme projeto, deve contar com 350 novos leitos de internação disponíveis à população da RMC, estimada em 3,3 milhões de habitantes.



O investimento previsto para a construção da unidade é de R$ 320 milhões.



A proposta é que ele seja instalado em uma área cedida pela Unicamp na Fazenda Argentina e tenha gestão técnica da Universidade. Os custos com a operação devem ser divididos entre SUS, prefeituras da RMC e Secretaria de Estado da Saúde.

Este pleito vai de encontro ao discurso, há tempos, praticado pelo deputado Dirceu Dalben. Segundo ele, "a saúde é uma das prioridades do nosso mandato. Por isso, temos defendido a construção do Hospital Regional para fortalecer o sistema público de saúde, com atendimento eficiente, digno e humanizado para todos os cidadãos de nossa região".

Fonte:

Deixe seu comentário