Portal da Cidade Sumaré

Esporte Olímpico

SP vai investir R$ 150 milhões em programa de ‘caça-talentos’ nas escolas

O São Paulo Olímpico começa como projeto-piloto em 10 cidades e terá aulas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei

Publicado em 20/03/2023 às 23:07
Atualizado em

Governador Tarcísio de Freitas e o vice-prefeito, Henrique do Paraíso

O Governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta segunda-feira o Programa São Paulo Olímpico para a descoberta de novos talentos nas escolas estaduais. Ao todo, a gestão estadual vai investir R$ 150 milhões na iniciativa e 600 professores de educação física serão capacitados.

O programa foi lançado juntamente ao calendário de competições oficiais da Secretaria de Esportes. O São Paulo Olímpico será implementado em forma de projeto-piloto em dez cidades: Araçatuba, Birigui, Campinas, José Bonifácio, Limeira, Lins, Novo Horizonte, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e São José do Rio Preto.

Neste primeiro momento, há seis modalidades disponíveis: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei. O programa será realizado em parceria com os municípios.

Esteve no evento, representado a Prefeitura de Sumaré, o vice-prefeito Henrique do Paraiso e o secretario de esportes, Bruno Evoke. "Participei nesta manhã de segunda-feira (20) junto com o governador Tarcísio de Freitas do lançamento do programa São Paulo Olímpico com o objetivo de identificar talentos nos esportes. As ações serão feitas dentro das escolas públicas do estado", relata o vice-prefeito.


O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), que teve ao seu lado a secretária de Esportes do estado, a coronel Helena Reis.

De acordo com o governador, São Paulo possui 22% da população nacional e, com seus 46 milhões de habitantes, tem potencial para abrigar uma série de talentos olímpicos.



A política inclui qualificação profissional para os estudantes, novos equipamentos esportivos no estado e apoio para os municípios.



O deputado Dirceu Dalben, acompanhando essa divulgação do Governo do Estado, publicou em suas redes sociais enaltecendo, "o esporte transforma vidas. Mais uma importante iniciativa do @governosp , que tem nosso total apoio".

No evento também foi divulgado o do calendário de competições da Secretaria de Esportes para 2023.

Calendário esportivo

O calendário oficial de competições da Secretaria de Esportes contará com 39 eventos, que serão sediados em diversos municípios do Interior. A primeira competição de grande porte serão os Jogos da Melhor Idade (JOMI), em São Bernardo do Campo, de 27 de março a 2 de abril.

Outros eventos de grande porte são os Jogos Escolares, nove Copas de diferentes modalidades esportivas, o Campeonato Estadual de Futebol Professor José Astolphi e os Jogos Regionais nas oito regiões esportivas. A grande disputa de 2023 será a dos Jogos Abertos do Interior Horácio Baby Barioni, que neste ano chega à 85ª edição.

Fonte:

Deixe seu comentário