Portal da Cidade Sumaré

Sessão solene

Alesp empossa deputados nesta quarta-feira; bancada da RMC tem 9 representantes

Logo depois de serem empossados, parlamentares elegem a nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Publicado em 15/03/2023 às 06:07
Atualizado em

(Foto: Alesp)

A sessão solene de posse das deputadas e dos deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo acontece nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 15h. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Rede Alesp e pelo YouTube e redes sociais oficiais da Casa.

Serão empossados os 94 parlamentares eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral. Desses, 55 foram reeleitos para continuar representando o povo paulista; 32 assumem pela primeira vez uma cadeira na Alesp e outros sete já foram deputados ou deputadas em legislaturas anteriores e agora retornam para mais quatro anos. O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) foi o mais votado entre os 94 eleitos, com 807 mil votos.

Nove parlamentares representam a Região Metropolitana de Campinas (RMC) na Assembleia Legislativa.

Veja à bancada da RMC na Alesp:

  • Rogério Nogueira (PSDB) 139. 756 votos
  • Oseias de Madureira (PSD) 137.205 votos
  • Valéria Bolsonaro (PL) 131.557 votos
  • Gilmaci dos Santos (Podemos) 96.361 votos
  • Dirceu Dalben (Cidadania) 93.397 votos
  • Ana Perugini (PT) 79.061 votos
  • Rafa Zimbaldi (Cidadania) 76.910 votos
  • Ricardo França (Podemos) 61.175 votos
  • Clarice Ganem (Podemos) 59.342 votos

Conseguem a vitória pela primeira vez o pastor Oseias de Madureira, de Sumaré, pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira, o jovem deputado Ricardo França, ex-vereador de Indaiatuba, e Clarice Ganem, também de Indaiatuba, mãe do deputado estadual Bruno Ganem, eleito para a Câmara Federal. Assim como o filho, Clarice defende a agenda da causa animal.

Dirceu Dalben, Rafa Zimbaldi, Valéria Bolsonaro, Gilmaci dos Santos e Rogério Nogueira foram reeleitos. Ana Perugini volta à Casa.

Cerimônia

A cerimônia será realizada no Plenário Juscelino Kubistchek. Conforme prevê o Regimento Interno, o atual presidente Carlão Pignatari conduzirá o rito de posse, acompanhados dos deputados Luiz Fernando Teixeira e Rogério Nogueira, 1º e 2º secretários, respectivamente.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente presta o compromisso de posse. Será dito: “Prometo fielmente desempenhar o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado de São Paulo, dentro das normas constitucionais”. Em seguida, convida nominalmente cada um dos 93 parlamentares a se dirigem ao microfone e também realizarem o seu juramento, respondendo: “Assim o prometo”.

Depois de concluída a chamada, o presidente declara empossados os parlamentares e instalados os trabalhos da 20ª Legislatura da Alesp.

A cerimônia de posse ainda conta com a leitura da síntese de uma mensagem do governador Tarcísio de Freitas apresentando a situação do Estado de São Paulo, incluindo o cenário das contas públicas e os programas atualmente executados.

Ao encerrar a sessão solene de posse, o presidente Carlão Pignatari deve suspender os trabalhos por 30 minutos para que o Plenário seja organizado e se tenha início a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. A exemplo da sessão de posse, a eleição da Mesa Diretora acontece seguindo o disposto no Regimento Interno da Assembleia.

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) foi o mais votado entre os 94 eleitos, com 807 mil votos.

Como acompanhar?

Toda a cobertura deste dia histórico na Alesp será feita pela Rede Alesp, incluindo a transmissão por meio da TV aberta, na Capital e em mais 16 cidades do Estado, bem como por meio do canal no YouTube da Alesp. Haverá também a cobertura no site institucional da Assembleia e publicações em tempo real nas diversas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook e Flickr.

Fonte:

Deixe seu comentário