Portal da Cidade Sumaré

Atividade em grupo

Pilates solo: Essa modalidade pode lhe trazer muitos benefícios

Todos sabem dos benefícios do pilates, mas descubra, também, que essa modalidade pode fazer bem tanto a você quanto ao seu bolso

Publicado em 16/01/2024 às 09:15
Atualizado em

O pilates é um método único de trabalho corporal, descrito pelo criador da modalidade que leva seu nome de contrologia, que envolve um objetivo por trás de cada movimento, e uma integração completa de sua mente com seu corpo.

Benefícios do Pilates

Usando este método, a primeira sensação após a primeira seção é de um alinhamento corporal, e isso se dá porque em cada exercício, se busca um encaixe ideal de cada articulação do seu corpo, então, após a atividade seu corpo está mais bem alinhado, do ponto de vista das articulações.

Outro benefício do Pilates é o fortalecimento de músculos internos pouco trabalhados durante o nosso dia a dia, estes músculos esquecidos são imprescindíveis para o nosso equilíbrio, e para uma postura ideal.

Não podemos esquecer, também, da correta respiração. Normalmente ela é feita de forma superficial e veloz, mas, no Pilates trabalhamos a respiração diafragmática, que é uma respiração profunda e lenta, permitindo uma expansão de nosso pulmão, consequentemente facilitando o alinhamento das vertebras e contribuindo para uma boa postura.

Quem pode praticar?

A resposta a esta pergunta é simples: Todos poderiam praticar o pilates!

Não só aqueles que possuem um desvio postural ou lesões precisam deste método, mas todos nós precisamos sentir seus benefícios em nosso corpo. Melhor alongamento, trabalho muscular interno e externo sem prejudicar articulações, integração de corpo e mente, tudo isso está ao nosso dispor, graças ao Pilates, por isso, praticá-lo é um privilégio!

O que é a modalidade do pilates solo?

Diferentemente do pilates tradicional, no pilates solo você não precisa fazer uso de aparelhos para executar os movimentos. Isso é possível porque nessa modalidade de pilates todos os exercícios são feitos no chão, apenas com o próprio peso do seu corpo. E é justamente isso o que torna esse tipo de pilates mais atrativo e acessível, quando comparado ao tradicional. Por meio dessa técnica você pode praticar pilates e pagar muito menos do que nas aulas em estúdio de pilates.

Benefícios da aula pilates solo

Tanto o pilates com aparelhos quanto o pilates solo oferecem vários benefícios aos seus praticantes. Talvez você até já tenha escutado ou lido em algum artigo sobre eles, que são:

  • Aquisição da consciência corporal;
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Eliminação de toxinas;
  • Auxílio na redução de medidas e na manutenção do peso corporal;
  • Alívio de dores crônicas e musculares;
  • Melhora da coordenação motora e do equilíbrio;
  • Alinhamento postural;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Tonificação muscular;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Melhora da qualidade do sono.

Onde praticar pilates solo?

O grande diferencial do pilates solo é que ele pode ser praticado em grupo, é um investimento mais acessível e você pode encontrar em boas academias ou estúdios de pilates para se beneficiar com a prática.

A Academia Dolce Vita tem um salão com capacidade para mais de 15 alunos e em sua grade horária existem 5 (cinco) horários já estabelecidos para as aulas de pilates solo:

  • 2ª feira às 7h15
  • 4ª feira às 7h15
  • 5ª feira às 17h00
  • 6ª feira às 8h15
  • 6ª feira às 18h30

O professor é o Tarcisio, graduado em educação física pela PUC Campinas (2015). Com diversos cursos de Pilates realizadas em escolas conceituadas como: Caeffis Pilates, CGPA Pilates e Polestar Pilates, um curso em especial ministrado por uma referência do Pilates no Brasil, Alice Becker e um curso de avaliação postural ministrado pelo Rodrigo Fenner.

A academia Dolce Vita fica na Av. da Amizade, 2888 - Parque Jatobá, Sumaré - SP.

Ligue-nos e agende uma aula. WhatsApp: (19) 3903-1311.

@dolcevita.academia



Qual a sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria "Papo de Especialista" do Portal da Cidade Sumaré. E tenha mais visibilidade!

Fale conosco e solicite um orçamento pelo WhatsApp (19) 99114-8829.



Fonte:

Deixe seu comentário