Portal da Cidade Sumaré

Amor e dedicação

Desafios e paixões: o acesso às modalidades esportivas para crianças

Família de Sumaré luta para manter filho no hipismo, ressaltando a importância do acesso a esportes diversos para todas as crianças

Publicado em 10/04/2024 às 09:43
Atualizado em

O cavaleiro Lucas com seus dois instrutores Eduarda Lanza Tardio e Kendall Gabriel (Foto: Ricardo Pasqualini)

No interior de Sumaré, uma família enfrenta desafios financeiros para manter o filho Lucas, de apenas 8 anos, em sua paixão pelo hipismo. Enquanto isso, o garoto, enfrentando também dificuldades com baixa visão (apenas 20% de visão sem óculos), inspira ao superar obstáculos e galopar em direção aos seus sonhos.

Lucas Felipe, um pequeno grande cavaleiro, desafia as probabilidades enquanto monta seu cavalo (as éguas Brahma e Persia, ambas do Centro Hípico Capovila) em busca de seus sonhos. Apaixonado pelo hipismo desde os 6 anos, ele enfrenta não só os desafios do esporte, mas também as dificuldades financeiras que muitas vezes limitam o acesso de crianças a atividades esportivas.

A história de Lucas é uma lição de determinação e superação. Mesmo enfrentando problemas de visão e as exigências do esporte, ele persiste, encontrando no hipismo não apenas uma paixão, mas uma fonte de inspiração para sua vida.

Desde que começou a montar, em 2021, Lucas demonstrou uma determinação incomum para sua idade. Mesmo quando sua mãe, Kézia, precisou pausar suas aulas devido à gestação de seu irmãozinho, Lucas não desanimou e continuou firme em seu propósito.

Lucas Felipe disputando prova de hipismo
Haras Larissa, na primeira prova do Lucas esse ano - 30 de março. Foi para pódio em 7º com a Egua Persia
(Foto: Ricardo Pasqualini)

A família, residente em Sumaré há 16 anos, enfrenta os desafios comuns a muitas famílias que desejam proporcionar atividades esportivas aos filhos, mas enfrentam barreiras financeiras. Para eles, o hipismo não é apenas um esporte, mas uma forma de ensinar disciplina, concentração e respeito aos animais, além de ser uma paixão compartilhada por toda a família.



Lucas, o terceiro de quatro irmãos, é um exemplo do potencial que as crianças têm quando têm acesso a atividades esportivas variadas.



Sua história ressalta a importância de proporcionar oportunidades iguais a todas as crianças, independentemente de sua condição financeira, para que possam descobrir e perseguir suas paixões e sonhos.

"O Lucas é um aluno muito especial, dedicado, inteligente, educado, e está sempre tentado melhorar em tudo que faz. Tenho muito orgulho em ser seu instrutor de hipismo e poder fazer parte dessa fase tão importante em sua vida, vejo que com todo esse esforço e dedicação que tem, irá muito longe no esporte". Comentou o instrutor e também atleta profissional Kendall Gabriel.

O pequeno Lucas treina no Centro Hípico Capovila, propriedade do renomado cavaleiro profissional, Fernando Capovila.

"Lucas, um menino doce e alegre, sempre entusiasmado. O amor pelos animais é nítido, quando ele esta na hípica, no meio dos cavalos, os olhos brilham! Atento, inteligente e muito dedicado, em pouco tempo subiu de categoria e se destacou em muitas provas, inclusive no nosso ranking interno do ano de 2023. Encanta a todos com seu jeito, por onde passa todos sabem que é o Luquinha, e todos tem um carinho especial por ele, nas provas a torcida é organizada quando ele vai. E ainda é só o começo, estaremos aqui para assistir essa trajetória que será linda com tanto talento". Relata Rosangela C. Capovila, também proprietária do centro hípico.

Fonte:

Deixe seu comentário