Portal da Cidade Sumaré

Projeto de 2018

Sumaré recebe bonecas de pano para salas de recursos multifuncionais da educação

A doação e 32 bonecas feita por educadoras da EM Flora F Gomes visa o desenvolvimento cognitivo, social e motor de alunos de escolas e do Cirase

Publicado em 09/05/2024 às 11:03
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação de Sumaré recebeu a doação de 32 bonecas de pano do projeto Bonecas de Pano, desenvolvido na cidade por educadoras da EM Flora Ferreira Gomes. As bonecas serão utilizadas nas salas de recursos multifuncionais das escolas e Cirase (Centro Integrado de Recursos de Aprendizagem e Saúde Escolar).

As bonecas vão contribuir para a oferta de uma educação de qualidade e promoção de um ambiente escolar lúdico e interativo. Elas estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e motor dos alunos. Por meio dos bonecos, por exemplo, as crianças projetam emoções, simulam situações e ensaiam comportamentos próprios e de pessoas do seu convívio.

Além disso, a possibilidade de brincar com bonecos diversificados favorece atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças desde a primeira infância, já que é na interação lúdica com essas representações da figura humana que as crianças se colocam no lugar do outro.



O projeto nasceu em 2018, idealizado pelas educadoras Marly, Nauara e Suelina. O objetivo é ofertar bonecas de pano para comunidades menos favorecidas e que não possuem condições de comprar.



São produtos exclusivos e personalizados, com cerca de 50 cm, com rostos pintados à mão, costuradas e com adereços. São bonecas de diferentes raças e etnias. Os materiais para a confecção são doações da população e comércio.

“Trabalhamos para ofertar ambientes lúdicos e atrativos para a educação, fomentando ações que estimulem as crianças a aprenderem e vivenciarem as mais diferentes experiências na escola. Agradecemos muito a Marly, Nauara e Suelina pela doação, que é de grande importância para o reforço do ensino eficaz e multifuncional”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Informações sobre doações para o projeto, seja de tinta, tecido, lãs e adereços podem ser feitas fornecidas pelas páginas do projeto nas redes sociais.

Fonte:

Deixe seu comentário