Portal da Cidade Sumaré

Movimento educativo

Sumaré promove ‘Maio Amarelo’ com ações de conscientização de trânsito seguro

Ações acontecerão no decorrer do mês de maio, com blitze educativas em escolas do município, além de palestras em empresas parceiras

Publicado em 09/05/2024 às 09:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Sumaré iniciou nesta quarta-feira, dia 8, as ações do movimento “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, que visa conscientizar a população para um trânsito mais seguro. Por meio dos Projetos Especiais da Educação, em parceria com a IC Transportes e Secretaria de Mobilidade Urbana, ao longo do mês vão acontecer blitze educativas em frente às escolas municipais. A ação começou na EM Antônio Palioto, região central.

Nesta quinta-feira, dia 9, a blitz estará na EM Palhacinho Dengoso, região de Nova Veneza, e na sexta, dia 10, na EM Jardim Lúcia, região do Matão. Já no dia 22, a ação será na EM Profª Anália de Oliveira Nascimento, regiao da Área Cura.

No dia 15, as equipes farão uma apresentação na empresa IC Transportes e no dia 25, os familiares dos colaboradores da empresa farão uma visita na Cidade Mirim de Trânsito para conhecer o espaço e receber orientações e ações de conscientização.

Também acontecem entre hoje e amanhã, dias 8 e 9, palestras e ações na EM Sabidinho, por meio da parceria com a empresa RUMO Logística.

Ao longo do mês serão desenvolvidas atividades de conscientização com os alunos municipais, sensibilizando os estudantes, pais e funcionários, a fim de reduzir ainda mais a quantidade de acidentes no município.

As ações para o trânsito seguro ocorrem ao longo do ano. Sumaré é uma das poucas cidades que conta com a ‘Cidade Mirim do Trânsito’, onde as crianças aprendem na prática, por meio de biclicletas ou triciclos e de vias de trânsito simuladas, as regras para o trânsito seguro. O tema é trabalhado com os alunos, envolvendo escola, comunidade e os pais. Neste período de pandemia, as ações são remotas.

Além disso, para uma estrutura de mobilidade de qualidade, diversas avenidas foram revitalizadas e duplicadas. Em 2017, foi implantado o PRC (Programa d eRecape Contínuo), que já recuperou mais de oito milhões de m² de asfalto em toda a cidade. As pontes do Maria Antonia, Salerno, Emílio Bosco, Cecap, Inocoop foram recuperadas e revitalizadas, houve a duplicação das rotatórias da Praça do Evangelho, no Matão, e da Estrada Municipal Américo dos Santos Ribeiro, acesso para a Área Cura, e com apoio do deputado Dirceu Dalben, houve a duplicação da Rodovia Adauto Campo Dall’Orto, que liga Sumaré a Paulínia.

Estão em andamento a construção dos viadutos do Jardim Primavera, em parceria com a RUMO Logística, ligação do Parque Bandeirantes, em Sumaré, com o Jardim Nova Europa, em Hortolândia, ligação da Avenida José Mancini, região central, com a Avenida da Amizade, região de Nova Veneza, e a ponte ligando as ruas Eugênia Biancalana Duarte e a Joseph Pleasent Fenley, região central.

A sinalização de trânsito foi reforçada, inclusive com a implantaçao de uma equipe noturna para realizar o serviço. E foram implantadas ciclovias nas principais vias da cidade.

“Nossas ações para um trânsito mais seguro duram o ano todo, com fiscalizações, melhorias viárias e também trabalhando a conscientização com as nossas crianças e adolescentes. Desde 2017, temos investido na SMMUR (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural), com a entrega de novas viaturas para o Departamento de Trânsito, capacitações e ampliação da quantidade de agentes de fiscalização reforçamos as operações e investimos também na sinalização e melhorias das vias municipais. Contamos com a Cidade Mirim do Trânsito, onde a garotada aprende as regras para um trânsito seguro. Toda vida é importante para nós e não vamos poupar esforços para reduzir ainda mais a quantidade de vítimas no trânsito. Mas contamos com a conscientização e educação dos condutores. É preciso que eles respeitem as leis de trânsito, as sinalizações e controles de velocidades. Devemos lutar juntos por um trânsito mais seguro!”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Fonte:

Deixe seu comentário