Portal da Cidade Sumaré

Neste sábado (25)

Conselho de Promoção da Igualdade Racial realiza 1ª edição da Feira Preta

Evento reunirá gastronomia, arte e cultura afro-brasileira produzidos pela população negra sumareense

Publicado em 24/03/2023 às 08:31
Atualizado em

Reprodução

O Compir (Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial), com o apoio da Prefeitura de Sumaré por meio da Secretaria de Cidadania, realiza neste sábado (25), a partir das 9h, na Praça Manoel de Vasconcelos, a primeira edição da Feira Preta, evento para valorização da cultura e empreendedores afrodescendentes de Sumaré.

A feira contará com apresentações culturais, como a do grupo de capoeira do mestre Maguila, de Americana, exposição e venda de artesanato, oficina de bonecas Abayomi – feita com retalhos e nós - além de espaço de beleza com tracistas de Sumaré. O evento conta também com praça de alimentação com comidas típicas da cultura afro-brasileira.

Para Ana Carla Celestino Furlan, coordenadora do Compir, a feira é uma oportunidade para dar visibilidade tanto à arte, cultura e história negra de Sumaré, bem como promover os empreendedores negros da cidade. “Nosso objetivo é, principalmente, promover a cultura negra que é tão rica, cheia de lutas, mas também com algumas vitórias, além de trazer visibilidade aos artesãos pretos da cidade, valorizando a sua arte e a sua história. Essa feira é uma conquista para o povo preto de Sumaré", comentou.


A secretária de Cidadania, Ana Cleia Meneguetti, ressalta a riqueza em torno da história dos negros no município. “Sumaré já teve como nome Rebouças, em homenagem a um dos maiores nomes da engenharia brasileira do século 19, que era negro, assim como boa parte da população que vive no município. A Secretaria de Cidadania apoia e promove o debate em torno de eventos como esse, como parte do trabalho de valorização da diversidade”, comentou a secretária.

Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

A 1ª edição da Feira Preta de Sumaré acontece nesta semana em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março desde 1966. No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas)

Compir

A atual mesa diretora do Conselho de Promoção e Igualdade Racial, o Compir, tomou posse no início deste ano, para o biênio 2023-2024. O conselho é composto por membros da sociedade civil, eleitos em conferências realizadas no segundo semestre do ano passado, e representantes indicados de secretarias relacionadas.

Serviço

1ª Feira Preta

Local: Praça Manoel de Vasconcelos

Horário: Das 9h às 14h

Fonte:

Deixe seu comentário