Portal da Cidade Sumaré

Obra literária

Projeto Escritores de Hortolândia lança livro infantil “O menino que sonhava”

Lançamento promovido pela Prefeitura será on-line nesta terça-feira (07), às 19h, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura

Publicado em 07/05/2024 às 13:57
Atualizado em

Vista aérea de Hortolândia (Foto: Divulgação)

Aniversário também se comemora com livro. É o que mostra o projeto Escritores de Hortolândia, realizado pela Prefeitura, que lança a obra literária infantil “O menino que sonhava”, nesta terça-feira (07).

O lançamento será feito de modo on-line, às 19h, pelo canal do YouTube da Secretaria de Cultura. O lançamento do livro integra a programação comemorativa pelo aniversário de 33 anos de emancipação política de Hortolândia.

O livro foi escrito pelo professor Alexandre Carmo, que atua em um colégio particular da cidade. De acordo com ele, a ideia para o livro surgiu com base em suas experiências com os alunos em sala de aula, em 2023. A partir daí, o autor escreveu um conto sobre um professor que ensina e dá dicas para um aluno que tem dificuldade em se concentrar para estudar.

“É uma história simples e real. A turma adorou a ideia e até fizemos uma versão inicial de um possível livro. Porém, acabamos nos focando mais na história e realizamos uma peça teatral com o mesmo tema no Teatro Elizabeth Keller de Matos. Foi um sucesso! Todos ficaram bastante satisfeitos”, explica o autor-professor.

No fim do ano passado, Alexandre retomou o projeto do livro. As ilustrações da obra foram feitas por sua sobrinha, Heloisa, de 13 anos. “Desde muito cedo, ela apresentava facilidade com desenho. Eu a ensinei tudo o que sabia, e hoje ela me superou bastante. Tenho muito orgulho disso. As ilustrações ficaram lindas. Tenho certeza que Heloisa se tornará uma grande ilustradora do nosso país. Ela capturou a essência do livro. Ficou incrível”, destaca o autor.

Inicialmente, o autor publicou o livro em dois formatos, um com diálogos e outro sem, em um conhecido site de vendas. Mas, logo, o autor percebeu a necessidade de lançar o livro no formato físico. O professor viabilizou o livro por meio de uma plataforma de autopublicação. O livro já está à venda em um grande site da internet. “Espero que a mensagem de superação que o livro traz se espalhe para o máximo de pessoas possível. Acredito verdadeiramente que é possível encontrar um equilíbrio entre sonhar e se concentrar, assim como os personagens do livro fizeram”, destaca o escritor.

Escritores de Hortolândia

O projeto “Escritores de Hortolândia” é uma iniciativa da Prefeitura para apoiar o trabalho de autores da cidade. O projeto é uma das ações que integra o PVAL (Plano de Valorização do Artista Local), lançado pela Secretaria de Cultura em dezembro de 2023. Por sua vez, o PVAL integra o Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura.

Escritores de Hortolândia que, porventura, queiram contar com o apoio da Prefeitura para lançar seus livros, podem solicitá-lo por meio do site Mapa da Cultura, da Secretaria de Cultura. No site, os escritores devem preencher um formulário on-line, disponível por meio deste LINK. A solicitação de apoio será avaliada pela Secretaria de Cultura.

O primeiro lançamento realizado, em fevereiro deste ano, pelo projeto foi o do livro “Poesias de Isabela”. Já em março, o projeto fez o lançamento da obra “Amores Cósmicos”, da jovem Amanda Sales, de 18 anos.

Fonte:

Deixe seu comentário