Portal da Cidade Sumaré

Promoção social

Hortolândia exibe websérie sobre inclusão de pessoas com deficiência

Primeiro episódio estreou na sexta-feira (05), às 18h, no Instagram da Secretaria de Cultura; projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo

Publicado em 06/04/2024 às 15:57
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Brasil tem mais de 18 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 8,9% da população do país, de acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios), realizada pelo governo federal, em 2022. É um público que precisa ser incluído socialmente e, dada sua condição, demanda serviços e produtos específicos.

Para promover a inclusão econômica e de consumo da população PcD, a Prefeitura de Hortolândia exibe a websérie “Inclusão na prática”. O primeiro episódio estreou na última sexta-feira (05) no Instagram da Secretaria de Cultura. A websérie tem cinco episódios. A exibição dos demais episódios será nas próximas sextas-feiras no mesmo horário. A websérie é um dos projetos contemplados com recursos da lei federal Paulo Gustavo.

A websérie foi idealizada pela empreendedora Josi Zurdo, proprietária da grife Via Voice For Fashion. A marca, sediada em Hortolândia, é especializada na confecção de roupas para adultos com acondroplasia, doença que afeta o crescimento dos ossos, resultando em baixa estatura (nanismo).

Apesar de não ter a doença, a empreendedora tinha dificuldade em encontrar roupas que lhe servissem em razão de sua baixa estatura (1,50m). Por isso, há quatro anos, criou a grife. A criação das roupas é feita pela estilista Ana Paula Bernardino, cujo ateliê está localizado no Jardim Amanda. A grife conta ainda com a parceria da organização Nanismo Brasil.

Em função do trabalho com a grife, a empreendedora realiza com frequência palestras sobre o público PcD. Esse foi um dos motivos que a fez criar a websérie. “A ideia é oferecer um guia prático para orientar empresas e marcas sobre como atingir e conseguir se comunicar com pessoas com deficiência. Acreditamos que criar produtos e serviços para pessoas com nanismo ou com deficiência é mais do que inclusão. É uma contribuição para uma sociedade verdadeiramente igualitária. Como o título da série diz, queremos sair do discurso e promover a inclusão na prática”, salienta a empreendedora.

Cada episódio tem duração de dois a quatro minutos. No primeiro episódio, a empreendedora aborda a importância de compreender o público-alvo a ser atingido. Os demais episódios abordarão temas como acessibilidade, capacitismo (preconceito contra pessoas com deficiência), comunicação inclusiva e a importância de ter representatividade dentro das equipes de criação de empresas/marcas. No último episódio, a estilista da grife Ana Paula Bernardino compartilhará insights sobre o processo de criação das peças.

Fonte:

Deixe seu comentário