Portal da Cidade Sumaré

Em Nova Odessa

Feira Afro-Dessa 2024 reuniu empreendedores negros e valorização cultura preta

O evento aconteceu no domingo (07) no Centro de Feiras e Eventos, no centro de Nova Odessa

Publicado em 15/04/2024 às 09:20
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Aconteceu no último domingo, dia 07/04, a Feira Cultural Afro-Dessa 2024, de valorização da Cultura Afro-Brasileira em Nova Odessa. O evento aconteceu no Centro de Feiras e Eventos, localizado na Rua Anchieta, no Centro, e contou com desfile dos vencedores do Concurso Beleza Negra 2023, shows musicais, moda, dança, arte e gastronomia.

Realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa, via Departamento de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, e a promotora Silvia Cristina da Cruz Aguiar, a edição deste ano trouxe 20 expositores e empreendedores pretos, que tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos para toda a comunidade.

De acordo com a organizadora Silvia Aguiar, “esse evento é importante, pois abrimos as portas e damos oportunidades para o empreendedorismo negro, que é muito pequeno e pouco conhecido ainda na cidade”. “A gente abre esse espaço para que os produtores vendam seus produtos e conheçam os serviços que a nossa comunidade oferece, como maquiagem, moda e acessórios”, explicou.

A programação, que se iniciou às 12h, contou com uma série de shows e apresentações ao longo do evento, finalizando com um desfile dos participantes do Concurso Beleza Negra 2023.

Para a vendedora Juliana da Silva, a valorização da cultura negra na cidade é muito importante. “A gestão municipal está de parabéns pois agora os empreendedores negros estão tendo cada vez mais o seu espaço para divulgar seu trabalho e mostrar sua arte”, diz. “Me sinto muito feliz em poder conhecer mais sobre essa comunidade e poder participar de feiras assim”, comentou.

De acordo com Lavínia Ítalo (Lavi Voz e Violão), uma das atrações do Afro-Dessa, a feira foi incrível. “Foi o meu primeiro show e é um ambiente muito, engajado, coletivo e cheio de representatividade da cultura negra. É um evento que deve ter todo ano na cidade”, disse.

Já para Ykaro, de apenas 7 anos, que é modelo fotográfico e Mister Beleza Negra 2023, o evento foi muito legal. “Eu amei, foi muito legal e tem muitos eventos bons na minha cidade”, completou. Ykaro desfilou no palco e ainda contou com a gritos de toda a sua torcida.

“Os eventos que promovem e valorizam a Cultura Negra desempenham um papel fundamental no município, pois são espaços de celebração, reconhecimento e preservação da nossa diversidade cultural. Ao destacar a riqueza e a contribuição dessas importante parcela da nossa população para a identidade de Nova Odessa, esses eventos ajudam a combater estereótipos e preconceitos, promovendo a inclusão e o respeito à diversidade”, finalizou o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

Fonte:

Deixe seu comentário