Portal da Cidade Sumaré

ORIGENS

Exposição de arte em graffiti traz cotidiano da roça para Hortolândia

Abertura da mostra do artista urbano Leandro Kranium será nesta sexta-feira (05), às 19h, no museu municipal

Publicado em 03/04/2024 às 09:23
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

“Origens – Revisitando Memórias, Grafitando o Futuro” é o tema da exposição do artista urbano Leandro Kranium que estará em cartaz no Museu Municipal Estação Jacuba, em Hortolândia, de 5 de abril a 10 de maio. Dessa vez, Kranium traz o cotidiano da roça desenhado em obras inéditas inspiradas em sua infância na zona rural de Francisco Alves (PR). A mostra é realizada com apoio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura na seleção feita pela Prefeitura de Hortolândia. A abertura será nesta sexta-feira (5), às 19h. A entrada é gratuita. O museu fica na Rua Rosa Maestrelo, Vila São Francisco, antiga Estação Jacuba.

Ao todo serão 15 obras em graffiti, entre pinturas em tela e print´s (impressão fine art). Além da arte em spray, quem visitar a exposição vai encontrar objetos, ornamentos e ferramentas típicos do ambiente rural, um resgate das memórias do artista, filho de agricultores, que passou toda a infância na roça, no município de Francisco Alves, no Paraná, onde nasceu e viveu até os 10 anos de idade. O nome do município, onde moram pouco mais de 8 mil habitantes, é uma homenagem ao famoso cantor Francisco Alves, considerado o Rei da Voz na década de 1930, amigo do fundador da cidade. O cantor faleceu em 1952 em um trágico acidente de carro.

As obras da mostra foram produzidas com base nas memórias e trabalho de pesquisa do artista que revisitou sua cidade Natal para coletar dados necessários para criar os desenhos exibidos na exposição. O projeto conta com a curadoria do artista plástico e ilustrador João Bosco, também de Hortolândia, com vasta experiência na organização de exposições no Brasil e no exterior.

“Nessa exposição trago vivências da minha infância utilizando a linguagem do graffiti para mostrar um pouco da vida no campo. São obras carregadas de memórias afetivas pela minha cidade Natal e, ao mesmo tempo, uma homenagem a todos os migrantes que, assim como a minha família, escolheram Hortolândia para viver”, comenta Kranium.

VISITAÇÃO

Após a abertura, a exposição poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 16h45. A mostra será, também, um ambiente de diálogo e contato dos visitantes com o artista que realizará uma programação com visitas guiadas para estudantes e a comunidade. “Nosso objetivo é estimular o acesso de crianças e adultos de Hortolândia a exposições de artes e compartilhar conhecimento sobre a arte urbana que ganha força e respeito em todo o mundo”, destaca o artista.

Próximo a completar 25 anos de atuação na arte do graffiti, Leandro Kranium tornou-se referência no município de Hortolândia, cidade onde mora há mais de 30 de anos, e em toda RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Cores vivas, formas geométricas e traços vetorizados são a marca dos trabalhos de Kranium, formado em artes visuais, que atua como produtor cultural e empreendedor. Sua inspiração vem da natureza, lembranças da vida no campo durante a infância e do cotidiano urbano.

Murais, paredes, painéis, telas - ou qualquer outro material que sirva de suporte - são usados como ferramentas para expressar e materializar a criatividade do artista urbano com trabalhos assinados em vários locais do Brasil.

SERVIÇO

Abertura da Exposição “Origens – Revisitando Memórias, Grafitando o Futuro”

Quando: 05 DE ABRIL, ÀS 19H
Onde: Museu Municipal de Hortolândia
Endereço: Rua Rosa Maestrelo, Vila São Pedro, Antiga Estação Jacuba

Entrada Gratuita!

Classificação Livre

Fonte:

Deixe seu comentário