Portal da Cidade Sumaré

COLUNA "ENTRE ASPAS"

Dica de Leitura: Parece Coisa Inventada – Laudemir Merlini

O autor Laudemir Merlini reside em Campinas, formado em letras; estudioso da lingua espanhola e literatura Hispano-americana

Publicado em 22/03/2023 às 09:25
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Hoje conheceremos melhor o autor Laudemir Merlini e seu livro Parece Coisa Inventada: crônicas e poemas bilingues. Laudemir nasceu em Catanduva-SP e reside na região de Campinas desde a infância. Cursou Letras (português – espanhol) na Universidade Paulista - UNIP, mas foi em países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile onde se tornou bilíngue e se dedicou aos estudos da Língua Espanhola e da Literatura Hispano-americana. Sempre esteve muito envolvido também com o teatro, ora atuando, ora escrevendo peças; além de trabalhar como contador de histórias infantis. Desde 2010 leciona espanhol em escolas de idiomas e projetos; atualmente está cursando Preparação e Revisão de Textos na Universidade do Livro, e também Tradução na UNINOVE.

Vem comigo conhecer um pouco mais desse autor!

Como a literatura entrou em sua vida?

Como leitor, a literatura entrou na minha vida aos 11 anos de idade, em 1982. Devorávamos os livros da Coleção Vaga-lume para as provas de português e eu já era um “rato de biblioteca”. E como escritor foi através de pequenos poemas escritos para um jornal em 1996. Depois vieram os textos para teatro, por encomenda.

Como é sua rotina para escrever? Você tem alguma rotina para escrever, alguma disciplina, um horário determinado ou escreve quando surge oportunidade?

Escrevo quando já está tarde da noite. Fecho o quarto, pego caneta e papel e me permito. Preciso de um silêncio sepulcral, senão não sai nada.


Quanto tempo demora para concluir um livro?

Levei cinco semanas para escrever um conto de 21 páginas, embora faça ajustes na obra até hoje. No caso do meu livro publicado é impossível dizer quanto tempo levei para escrevê-lo, pois se trata de um apanhado de textos soltos escritos ao longo de duas décadas. Organizei, revisei e traduzi tudo em dois meses.

As histórias “se escrevem” sozinhas ou você pensa na trama inteira?

Penso na trama inteira; meus textos são curtos, não são romances. Faço um “roteirinho”, mas o conteúdo e o tal roteiro sofrem mudanças durante a escrita. Parece que há finais de histórias que eu não escolhi; sinto que não tenho controle total, mas deixo fluir, claro, desde que eu escreva sobre aquilo que quero falar. Ser metódico, professor, revisor e ter compromisso com a língua me atrapalha muito, ao contrário do que as pessoas pensam.

De onde vem a inspiração?

A inspiração vem de tudo aquilo que observo mais atentamente: situações, cenas do dia a dia, o comportamento das pessoas, lugares... tudo pode dar um bom texto. Como dizia Machado de Assis, “O mundo é um mercadinho bem sortido”. A inspiração vem daí, desse mundo.

Quais são seus livros e autores/autores favoritos?

Meus ídolos da literatura são Érico Veríssimo (Rio Grande do Sul) e Horacio Quiroga (Uruguai). Suas obras me fascinam, me impressionam; fico encantado com a qualidade estética e criativa desses escritores. Mas claro que também aprecio outros que são bons.

Tem planos para livros futuros?

Quero publicar “O menino, o mar e o sonho” (El muchado, el mar y el sueño) para falar de persistência e de possibilidades, e o conto infantil ilustrado “A menina esquisita” (La niña rara) para trabalhar a questão do lamentável preconceito linguístico nas escolas e nas sociedades.


SINOPSE

Os textos do livro foram escritos em períodos diferentes. O mais antigo data de 1996 e o mais atual é de 2020. Alguns são metalinguísticos, ou seja, fazem uso dos recursos da língua para falar da própria língua. O antirromantismo também está presente na obra, ressaltando que poemas não precisam, quando assim queremos, ter algo de romântico. A decisão de produzi-los quase todos bilíngues vem da paixão e dos estudos sobre as relações positivas e também, muitas vezes, conflitantes entre a Língua Portuguesa e a Língua Espanhola.

Para mais informações sobre o autor e sua obra:

LAUDEMIR MERLINI

Instagram: https://www.instagram.com/laudemirmerlini/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100087894232835

EVELYN RUANI

Bibliotecária do SESI e leitora compulsiva! Apaixonada por livros e palavras.

SERVIÇO

Blog: http://blogentreaspas.com

Instagram: @blog_entreaspas

E-mail: entreaspasb@gmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário