Portal da Cidade Sumaré

Música de qualidade

Camerata Arco Brasil recebe o grupo Choro de Resistência em Hortolândia

Concerto será nesta sexta-feira (05/04), às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jardim Amanda

Publicado em 05/04/2024 às 07:58
Atualizado em

Grupo Choro de Resistência (Foto: Divulgação)

Uma noite para festejar um dos gêneros musicais mais característicos do Brasil: o choro. Assim será o projeto Concertos Especiais, que a Prefeitura de Hortolândia promoverá nesta sexta-feira (05). Desta vez, a anfitriã será a Camerata Arco Brasil, que receberá o grupo Choro de Resistência.

O concerto acontecerá, às 20h, no Teatro Elizabeth Keller de Matos, que fica dentro da Unidade Cultural Arlindo Zadi, localizado na rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda. A entrada para o público será liberada às 18h30. A classificação indicativa do concerto é livre.

O maestro Samuel Lima, coordenador da camerata, explica que o concerto é para comemorar a declaração do choro como patrimônio cultural imaterial. A decisão foi anunciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do governo federal, em fevereiro deste ano. “O concerto será também uma boa oportunidade para o público leigo, que não conhece o choro, ter um primeiro contato com o gênero”, destaca o maestro.

A camerata e o grupo abrirão o concerto com a suíte “Retratos”, criada pelo músico e compositor gaúcho Radamés Gnatalli, que se notabilizou por suas composições de choro. Na suíte, formada por quatro movimentos, Gnatalli homenageou quatro artistas importantes da música brasileira: Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros e Chiquinha Gonzaga. Ao longo do concerto, a camerata e o grupo também executarão obras de cada um desses quatros artistas.

O grupo Choro de Resistência iniciou suas atividades em 2015, e desde então já é reconhecido como um dos principais grupos de choro da região. É formado por Rui Kleiner (bandolim), Alexandre Wuensche (violão de sete cordas), Tiago Veltrone (cavaquinho) e Keila Yonashiro (pandeiro). Além de concertos e shows, o grupo realiza oficinas e atividades didáticas relacionadas à música e à divulgação do choro. Dentre seus espetáculos já apresentados, destacam-se “Nome sagrado” (homenagem ao universo feminino) e “Choro negro” (apresentação de choros de compositores negros).

A camerata Arco Brasil foi criada pelo maestro Samuel Lima, em 2019. Atualmente, é formada por 15 músicos, a maioria da cidade, que tocam instrumentos de corda, como violoncelo, violino e viola. De acordo com Lima, a proposta do grupo é difundir as músicas de câmara e erudita para o grande público. Sob regência de Lima, a camerata tem apoio da Prefeitura de Hortolândia, sendo vinculado à Secretaria de Cultura.

O projeto “Concertos Especiais” foi criado pela Prefeitura de Hortolândia com o intuito de trazer para a cidade artistas famosos da música brasileira, que se apresentam junto com os grupos do CEM (Centro de Educação Musical Municipal) Maestro Ronaldo Dias de Almeida, órgão da Secretaria de Cultura. Neste ano, o projeto já recebeu o cantor e compositor Flavio Venturini e Vitor Kley.

Fonte:

Deixe seu comentário