Portal da Cidade Sumaré

Mobilidade Urbana

Câmara de Sumaré quer instituir Selo Empresa Amiga do Ciclista

Proposta protocolada em tramitação na Câmara Municipal, pretende incentivar o uso de bicicletas como meio de locomoção para o trabalho

Publicado em 13/08/2022 às 09:53
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Um projeto de lei que cria o Selo Empresa Amiga do Ciclista no município de Sumaré está em tramitação na Câmara Municipal. Apresentado pelo vereador André da Farmácia (PSC), o PL nº 187/2022 pretende nomear estabelecimentos que adotarem políticas destinadas a incentivar seus colaboradores e clientes a utilizarem a bicicleta como meio de locomoção para o trabalho. A proposta deve transitar pelas comissões permanentes do Legislativo até ser votada em plenário.

Segundo a propositura, são objetivos do Selo Empresa Amiga do Ciclista estimular empresas e comércios a promoverem a utilização da bicicleta como meio de transporte pelos colaboradores e clientes; criar uma cultura de ações para mobilidade de cicloviária para melhoria da saúde e do bem-estar; e implantar vagas de estacionamentos de bicicleta em locais como praças e parques.

Para empresas que tiverem interesse em receber o selo, que será concedido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Rural (SEMMUR), o projeto explica que será necessário comprovar a existência, em suas dependências, de bicicletários para uso de seus colaboradores ou clientes, para a guarda de bicicletas, além de banheiros com chuveiros, armários e vestiários adequados para utilização de seus funcionários. Caso queira, a empresa poderá mencionar o Selo Empresa Amiga do Ciclista em suas peças publicitárias.

De acordo com Andre, “o objetivo do nosso projeto é aumentar a popularização do uso da bicicleta enquanto modo de transporte urbano. Nosso município tem avançado na promoção de meios não motorizados de transporte, especialmente no que se refere à implantação de ciclovias e ciclofaixas. Com o aumento destas vias de segurança, estimula-se o crescimento do número de usuários de bicicletas”, afirma o vereador.

Para o parlamentar, “outro ponto importante a ser mencionado é que o uso de bicicletas, além de não ser poluente, também é um incentivo para que o cidadão pratique exercícios. Assim, para que os trabalhadores e trabalhadoras sejam motivados a utilizar o modo de transporte em questão, é importante que as empresas e comércios sejam incentivados a criarem estruturas físicas para guardar bicicletas e atender as necessidades de seus colaboradores ciclistas, como a criação de vestiários ou banheiros com chuveiros, por exemplo”, completa.

Caberá ao Poder Executivo regulamentar a proposta, uma vez que aprovada como lei, em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação, inclusive quanto à criação da logomarca do selo que será entregue às empresas.


Fonte:

Deixe seu comentário