Portal da Cidade Sumaré

Comer bem

9º “Festival Gastronômico de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio” em outubro

O evento traz o tema: Sabores do interior; o objetivo de divulgar ainda mais a gastronomia regional

Publicado em 14/10/2022 às 09:27
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Após a festa de abertura na praça Beira Rio, a 9ª edição do “Festival Gastronômico de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio”, em Campinas, segue em 12 estabelecimentos do distrito, entre os dias 10 e 23 de outubro.

O festival tem o objetivo de divulgar ainda mais a gastronomia regional com ingredientes que despertam boas memórias para a estação das flores, e este ano traz o tema “Sabores do Interior”, uma homenagem à rota turística e de peregrinação “Caminho pro Interior”.

Os estabelecimentos participantes oferecem pratos únicos ou o combo completo por um valor fixo de R$ 59,00. No menu, pratos com ingredientes coloridos e floridos que transportam e reconectam com o interior.

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Estabelecimentos de Gastronomia (ADEGAS), o Festival pretende mostrar as riquezas da rota turística e gastronômica dos dois distritos de Campinas, conhecidos pelo charme e pela história local. A temática ligada ao “Caminho pro Interior” marca o ingresso do trecho de Campinas nessa rota turística, que passa por 20 municípios compreendendo, além de Campinas, o Circuito das Águas Paulista e o Sul de Minas Gerais e valoriza a religiosidade e mostra as belezas das cidades por onde passa, produção artesanal e industrial, história, mundo rural e outras características que contribuem para a contemplação, a reflexão e o autoconhecimento dos peregrinos.

Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, como patrimônios regionais, guardam todo o charme para o “Sabores do Interior”, com suas histórias e memórias que estão em suas ruas de pedra, cadeiras nas calçadas, casinhas coloridas com flores nas varandas, fazendas centenárias, casarões tombados pelo Patrimônio Histórico, pequenos produtores, artesãos e uma gente acolhedora que não dispensa uma boa prosa, acompanhada de um café quentinho.

Menus dos restaurantes participantes do Festival:

Ají Com Mel – Ceviche THAI – Ceviche especial criado pela Chef Mel para o Festival, que traz nuances cítricas da gastronomia tailandesa com a tradição peruana.

Assim Assim & Assado – 02 bolinhos de bacalhau gourmet + uma cerveja Paulaner.

Ava Gastrobar – Cremoso Risoto de costela bovina com queijo de búfala defumado, crispy de bacon selado em rapadura com mini legumes sazonais salteados na manteiga de ervas.

Bar Do Marcelino – Arroz carreteiro, purê de cabotiá e entrecôte com ervas frescas.

Café Maritaka – Espeto Maritaka – 3 espetos maravilhosos com opções de carne com cebola, camarão com panceta e legumes, acompanhados com chutney de manga, pão pita e molho de yogurt com hortelã.

Casa Belga – Saint Peter em cama de purê de batata ao molho de amêndoas laminadas, confit de tomatinhos e aspargo.

Estação Marupiara – Picadinho com arroz de castanhas e banana da terra grelhada.

Fogão Mineiro – Escondidinho de carne seca (purê de mandioca gratinado com catupiry e queijo parmesão) + doce de leite da fazenda com queijo.

Maria Hamburgueria – Maria Picante com fritas mais Cerveja Little Darling Toca da Mangava.

Restaurante Velho Valentim – Risoto com abóbora, carne seca crocante e queijo coalho.

Rotisserie Pasta Per Tutti – COMBO (500 gramas de capeletti de carne, 500 gramas de molho sugo e 200 gamas de caponata).

Yakisobom – 01 yakisoba tradicional com camarão + 01 hot roll + 01 Coca lata


Serviço:

“Festival Gastronômico de Primavera de Sousas e Joaquim Egídio”

Informações: www.sousasejoaquimegidio360.com.br


Fonte:

Deixe seu comentário