Portal da Cidade Sumaré

Acessa à cultura

Hortolândia está com 500 vagas abertas para oficinas culturais gratuitas

Os projetos Casa Criativa e Casa de Joana iniciam as atividades nesta segunda (01) e vai oferecer aulas de dança, música e teatro; saiba como participar

Publicado em 29/06/2024 às 09:16
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Espaço cultural localizado no bairro Vila Real inicia as atividades na próxima segunda-feira (1º) e terá aulas de dança, música e teatro para crianças, adolescentes, adultos e idosos

A cidade de Hortolândia vai ganhar um novo polo de desenvolvimento artístico e cultural com a inauguração conjunta dos projetos sociais Casa de Joana e Casa Criativa, que acontece na próxima segunda-feira (1º). Localizado no bairro Vila Real, o espaço cultural que abrigará os dois projetos vai oferecer aulas gratuitas de teatro, música e dança, além de atividades culturais quinzenais abertas ao público e estrutura física como teatro, sala de informática, gibiteca e biblioteca para uso da comunidade.

As pré-inscrições para as oficinas já estão abertas e podem ser feitas de forma totalmente online. Ao todo, serão disponibilizadas 500 vagas em diferentes modalidades como ballet, hip-hop, jazz, dança de salão, violão, percussão, audiovisual, canto coral e teatro para diferentes faixas etárias.


Os interessados devem acessar o site www.casahortolandia.com.br e preencher o formulário de intenção de vaga. A confirmação quanto a possibilidade de matrícula será feita posteriormente, de acordo com o número de inscritos em cada modalidade.

A expectativa é que os eventos, oficinas e apresentações atraiam mais de 20 mil pessoas no decorrer do ano. Todas as informações estão disponíveis no site.

A Casa de Joana

Fundada na cidade de Hortolândia em 2016, a Casa de Joana foi criada por um grupo de amigos formado pelo gestor cultural Juraci Moreira e pelos atores Rita Oliveira, Lya Bueno e Antônio Apolinário.

Na época, os artistas utilizavam recursos próprios, provenientes de cachês que recebiam com suas apresentações realizadas pela Cia São Genésio, para manter a Casa e receber a população. Logo, o grupo ganhou reforços com a participação de Airton Silva e mais tarde chegaram Cesar Póvero e Ana Clara Moreira (ainda uma jovem adolescente na época).

Além de oferecer oficinas e uma biblioteca para a comunidade, a Casa realizou a mostra cultural NALONA por cinco anos de forma presencial e, devido a pandemia, por um ano no formato online.

Com as dificuldades impostas à classe artística pela covid-19, a Casa de Joana teve suas atividades comprometidas, permanecendo sem funcionamento em espaço próprio por quatro anos. Durante o período, o grupo realizou ações em espaços e escolas públicas. Agora, a Casa de Joana reabre as portas de seu novo espaço, para contribuir com o fomento da produção cultural local, estadual e nacional.

A nova fase do projeto é uma realização da City Web Arte e Inteligência e do Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal de Hortolândia e apoio da Cia. de Teatro São Genésio.

A Casa Criativa

A Casa Criativa é um polo de inovação dedicado à criação, formação, produção e convivência entre artistas, coletivos criativos e produtores de tecnologia digital. O projeto é uma realização da City Web Arte e Inteligência e do Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa. A iniciativa conta com apoio da Prefeitura Municipal de Hortolândia e Cia. de Teatro São Genésio.

Além de Hortolândia, a Casa Criativa possui outro polo instalado no município de Catalão, em Goiás, voltado para incubar grupos e coletivos de economia criativa. Em Catalão o projeto é uma realização do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

SERVIÇO

Casa Criativa e Casa de Joana

Avenida São Francisco de Assis, 116, Vila Real | Hortolândia - SP

Telefone: ‎(19) 3819-9417

Oficinas

Dança de Salão

Idade: a partir de 16 anos, sem limite máximo

Aulas: segundas-feiras, período da noite

Violão

Idade: a partir de 9 anos, sem limite máximo

Aulas: terças-feiras, período da noite

Teatro juvenil e adulto

Idade: a partir de 14 anos, sem limite máximo

Aulas: quartas-feiras, períodos da tarde e da noite

Hip-hop

Idade: a partir de 14 anos, sem limite máximo

Aulas: quintas-feiras, períodos da manhã e da tarde

Jazz

Idade: a partir de 14 anos, sem limite máximo

Aulas: quintas-feiras, períodos da manhã e da tarde

Percussão

Idade: a partir de 7 anos, sem limite máximo

Aulas: quintas-feiras, período da noite

Ballet infantil

Idade: de 7 a 10 anos

Aulas: sextas-feiras, períodos da manhã e da tarde

Ballet infantil

Idade: de 7 a 10 anos

Aulas: sextas-feiras, períodos da manhã e da tarde

Audiovisual infantojuvenil

Idade: de 12 a 17 anos

Aulas: sextas-feiras, período da tarde

Audiovisual adulto

Idade: de 18 anos

Aulas: sextas-feiras, período da noite

Canto Coral infantil, juvenil e adulto

Idade: de 7 anos

Aulas: sábados, período da tarde

Interessados devem preencher o formulário de intenção de vaga pelo site www.casahortolandia.com.br.

Mais informações: contato@casadejoana.org.br

Instagram: @centroculturalcasadejoana


Fonte:

Deixe seu comentário